quinta-feira, 31 de janeiro de 2013


ALIMENTO DIÁRIO


SEMANA 3 - QUINTA-FEIRA


Leitura bíblica:
Mt 16:22-23; 17:4-5, 24-27
Ler com oração:
Disse Jesus a seus discípulos: se alguém quer vir após mim,
a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me (Mt 16:24).

A CONTINUIDADE DO MINISTÉRIO POR MEIO DE PEDRO

Os doze apóstolos foram incumbidos do ministério de invocar o nome do Senhor. Porém, com a perseguição da igreja em Jerusalém, cessou esse ministério. Para lhe dar continuidade, Deus chamou Paulo, que pregou o evangelho e ensinou as igrejas a invocarem o nome do Senhor. Após sua prisão, Paulo também cessou seu ministério e prosseguiu servindo o Senhor apenas por meio de seus escritos, isto é, suas epístolas. O Senhor, então, prosseguiu esse ministério por meio do apóstolo Pedro.
Quando Pedro começou a seguir o Senhor, sua vida da alma era forte, mas ele teve a oportunidade de ter seu ego exposto em cada situação mostrada pelo Senhor Jesus. Em Mateus 16, após manifestar seu amor natural, dizendo que o Senhor não deveria sofrer em Jerusalém, Jesus lhe disse que, para segui-Lo, a condição era negar a si mesmo (v. 24). Embora tivesse ouvido essa palavra, parece que ele ainda não a havia compreendido. Em Mateus 17, Pedro deu vazão à sua opinião novamente no monte da transfiguração, quando sugeriu que se fizessem três tendas: uma para o Senhor, outra para Moisés e outra para Elias. Falava ele ainda, quando uma nuvem luminosa os envolveu; e vindo da nuvem uma voz, lhe disse: “Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; a ele ouvi” (v. 5). Deus mostrou a Pedro que a era de Moisés e de Elias já havia passado, de modo que, no Novo Testamento, devemos ouvir apenas ao Senhor Jesus, o Filho amado de Deus Pai.
Ainda em Mateus 17, Pedro novamente deu espaço à sua opinião, quando respondeu aos cobradores de impostos que o Senhor Jesus pagava o tributo do templo. A vida da alma de Pedro veio à tona porque ele se antecipou em responder aquela pergunta sem, antes, consultar o Senhor. Segundo sua lógica, o fato de o Senhor ser um israelita indicava que Ele também devia pagar aquele tributo. Ele não deu atenção ao fato de que o Senhor era o Filho do Deus vivo, conforme a revelação recebida em Mateus 16. Então o Senhor precisou lembrá-lo disso. Como Filho de Deus, Ele estava isento do tributo, mas, como Pedro já havia afirmado o contrário aos cobradores de impostos, o Senhor providenciou uma situação para que ele conseguisse o dinheiro para ambos. Conforme Sua orientação, Pedro foi pescar. Enquanto aguardava que o peixe fosse fisgado pelo anzol, ele provavelmente teve tempo de se arrepender.
Quando o Senhor Jesus estava prestes a ser preso pelos soldados, Pedro novamente manifestou sua vida da alma, ao lançar mão de uma espada e cortar a orelha de um dos soldados. O Senhor, todavia, o curou, mostrando a Pedro que lançar mão de seus próprios métodos não era o caminho para segui-Lo e que ele deveria, mais uma vez, se arrepender.
Pedro teve várias oportunidades para se arrepender, e essas situações serviram de lições para seu amadurecimento, pois no final de seu ministério ele as transmitiu em suas epístolas. Silas, por exemplo, o acompanhou nesse período e provavelmente recebeu influência positiva de Pedro (1 Pe 5:12). Quando Paulo passou por Jerusalém, no final de sua segunda viagem missionária, não vemos mais a presença de Silas com ele, nem para onde teria ido. Mas, por meio da Primeira Epístola de Pedro, descobrimos que, em algum momento, Silas foi para a Babilônia, na mesma época em que Pedro estava lá. Graças ao Senhor, Pedro já estava maduro, não vivendo mais por seus impulsos, mas pelo Espírito, e juntamente com Silas transmitiu a palavra de Deus com sabedoria. Assim o ministério do Novo Testamento teve continuidade com o apóstolo Pedro.
 

Ponto-chave:
Seguir o Senhor nos dá várias oportunidades de arrependimento.
Pergunta:
Por que podemos dizer que Pedro deu prosseguimento ao ministério do Novo Testamento após a morte de Paulo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário