terça-feira, 29 de janeiro de 2013


ALIMENTO DIÁRIO


SEMANA 3 - TERÇA-FEIRA


Leitura bíblica:
Mt 7:22; Rm 10:12; 1 Co 1:2; 2 Tm 2:22
Ler com oração:
Invoca-me, e te responderei; anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas,
 que não sabes (Jr 33:3). 
Perto está o Senhor de todos os que o invocam, de todos os que 
o invocam em verdade (Sl 145:18).

AS RIQUEZAS DE DEUS NO NOME DO SENHOR

Após cessar a atuação pública dos doze apóstolos na questão do invocar o nome do Senhor, esse ministério foi transmitido a Paulo. Quando jovem, ele se chamava Saulo e, sendo um judeu zeloso da lei, depois da morte de Estêvão, pediu autorização dos principais sacerdotes de Jerusalém para perseguir, em outras cidades, os que invocavam o nome do Senhor (At 9:1-2). No caminho de Damasco, Saulo viu uma grande luz e percebeu que estava perseguindo o próprio Senhor. Ele se arrependeu e, ajudado por Ananias, foi batizado, invocando o nome do Senhor (22:12-16).
A partir de então, Paulo começou a pregar o evangelho e edificar as igrejas que estabeleceu, ajudando os irmãos em todo lugar a invocar o nome do Senhor Jesus (1 Co 1:2). Em sua segunda viagem, ele foi acompanhado por Silas, que era um dos principais líderes da igreja em Jerusalém (At 15:22). Ele havia sido enviado a Antioquia para entregar uma carta aos gentios. Após isso, ele deveria voltar a Jerusalém, mas não o fez. Antes, Silas seguiu viagem juntamente com o apóstolo Paulo. Como ambos seguiam a direção dada pelo Espírito, foram muito bem-sucedidos. Eles obedeceram a visão que os conduziu à Macedônia, tendo sido usados pelo Espírito para produzir a igreja em Filipos (At 16). Nessa mesma viagem, eles também levantaram a igreja em Corinto.
No final da segunda viagem de Paulo, ele passou em Jerusalém antes de voltar a Antioquia (18:22). Não sabemos o real motivo, mas na terceira viagem de Paulo, Silas não o acompanhou. Foi a penúltima viagem missionária do apóstolo Paulo, e Silas já não estava com ele. Devemos estar sempre sensíveis para nos voltar ao espírito, quando pregamos o evangelho. Se estivermos atentos ao sentimento da unção, poderemos realizar a obra de Deus com a liberdade do Espírito, sem necessidade de seguir qualquer tradição religiosa.
Nossa mente está sempre se agitando com vários pensamentos. Mesmo quando tentamos nos aquietar em comunhão, esses pensamentos fogem ao nosso controle e nos distraem. Graças ao Senhor, Ele nos mostrou um caminho simples de voltarmos à comunhão do espírito. Quando invocamos o nome do Senhor, somos libertos de toda inquietação e ansiedade. Podemos experimentar que o Senhor é rico para com todos os que O invocam.
Essa é a razão porque, mesmo depois de receber a salvação, continuamos a invocar o nome do Senhor, pois reconhecemos que dependemos e precisamos Dele constantemente. Quando invocamos o Seu nome, estamos no espírito e crescemos em vida. E quando a vida de Deus se manifesta, demonstramos amor pelos irmãos e por aqueles a serem alcançados na pregação do evangelho. Quanto mais invocamos o nome do Senhor, mais praticamos o amor fraternal.
Todavia vale ressaltar que apenas invocar o nome do Senhor “da boca para fora” não é aceitável a Deus. Em Mateus 7 é dito que o Senhor não aprova as obras que estão fora da vontade de Deus, mesmo quando feitas em Seu nome. Vamos prosseguir invocando o nome do Senhor com coração puro e, assim, fazer Sua vontade.
 

Ponto-chave:
Libertos da ansiedade e sensíveis ao Espírito.
Pergunta:
Qual a maneira mais prática de nos voltarmos ao espírito, experimentarmos a salvação e ganharmos as riquezas de Deus?

Nenhum comentário:

Postar um comentário