sábado, 2 de fevereiro de 2013


ALIMENTO DIÁRIO


SEMANA 3 - SÁBADO


SÉRIE:
Leitura bíblica:
1 Pe 1:6-7; Ap 21:18
Ler com oração:
Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança,
 a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá 
a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o 
amam (Tg 1:12). A nossa leve e momentânea tribulação 
produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação (2 Co 4:17).

O FOGO ARDENTE DO ESPÍRITO RESULTA EM ETERNO PESO DE GLÓRIA

O processo pelo qual passamos na vida cristã é semelhante à purificação do ouro. Primeiro, é necessário possuir o minério de ouro. Os que garimpam nas minas podem encontrar uma pedra que contém ouro, mas este ainda não está purificado. Para que o ouro seja separado dos outros minerais, ele precisa ser colocado em um recipiente chamado cadinho. Ali, ele será aquecido a uma temperatura suficiente para se tornar líquido, possibilitando que as impurezas subam à superfície do metal e sejam retiradas. A temperatura do fogo é controlada pelo ourives para não permitir que o metal precioso se estrague. O ouro perecível é purificado dessa forma.
De modo semelhante, a fé que temos inicialmente é como esse minério de ouro: é preciosa, mas ainda se confunde com muitas coisas provenientes da nossa vida da alma. Para se tornar ainda mais preciosa, precisa ser purificada. Nossa fé é provada pelo fogo ardente do Espírito quando somos contristados por várias provações. A cada circunstância, a “temperatura do fogo” é aumentada, de modo que as impurezas da alma ao aparecerem, sejam removidas do nosso ser. Quanto mais permanecemos sob o constante queimar desse fogo, negando a nós mesmos, mais somos purificados. O resultado será glorioso, pois ao final desse processo seremos totalmente transformados, semelhantes ao ouro transparente da nova Jerusalém (Ap 21:21). Quando isso ocorrer, seremos como esse ouro, não perecível, mas eterno e transparente, e a luz da glória de Deus brilhará através de nós para todas as nações. Aleluia!
Não desanimemos ao sermos contristados por várias provações, porque isso durará por breve tempo (1 Pe 1:6-7). Sem dúvida, a provação nos entristece, mas ela sobrevém porque Deus deseja produzir algo glorioso em nós (Tg 1:12). Como resultado, nossa vida da alma será eliminada e o Senhor nos confiará o mundo que há de vir. Foi para isso que Deus nos criou, conforme a revelação que recebemos em Hebreus 2:5-8.
Se formos fiéis à incumbência que o Senhor deseja nos dar, receberemos louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo. Louvor corresponde à aprovação que obteremos diante do tribunal de Cristo. Glória significa entrar no reino, na presença do Senhor, e não ser lançado nas trevas. Honra está relacionada à posição de autoridade que cada um receberá do Senhor para governar, juntamente com Ele, em Seu reino.
Como filhos de Deus, precisamos amadurecer e nos tornar herdeiros. Não podemos continuar em uma condição infantil. Em João 21, o Senhor disse a Pedro que, enquanto fosse imaturo, ele teria liberdade de andar por onde quisesse; porém, uma vez amadurecido, ele seria restringido pelo Espírito, a fim de fazer a vontade de Deus. Quanto mais tivermos experiências com o Espírito Santo e com fogo, isto é, Seu queimar interior, mais maduros nos tornarmos.
 

Ponto-chave:
Exultar com o resultado glorioso de nossas provações.
Pergunta:
Como podemos relacionar a intenção de Deus ao criar o homem com os versículos de Hebreus 2:5-8?

Nenhum comentário:

Postar um comentário