sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013


ALIMENTO DIÁRIO


SEMANA 3 - SEXTA-FEIRA


SÉRIE:
Leitura bíblica:
Mt 3:11; 1 Pe 4:12
Ler com oração:
Nisso exultais, embora, no presente, por breve tempo, 
se necessário, sejais contristados por várias provações, 
para que, uma vez confirmado o valor da vossa fé, 
muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo
 apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra
 na revelação de Jesus Cristo (1 Pe 1:6-7).

O MINISTÉRIO DE PEDRO: ESPÍRITO E FOGO

Recebemos muita ajuda do ministério de Pedro, ao perceber que os sofrimentos provenientes de situações temporárias de dificuldade não são tão eficazes para nos fazer renunciar o ego. Na verdade, nossa vida da alma se manifesta repetidas vezes durante a trajetória cristã, de modo que temos a constante necessidade de nos arrepender e ser purificados.
Alguns cristãos já passaram por situações difíceis, como enfermidades, perda de emprego e acidentes. Durante o tempo em que padeceram sofrimento, muitos se voltaram ao Senhor, tornaram-se humildes e se arrependeram de seus pecados. Porém, uma vez superada a dificuldade, é fácil se esquecer do quanto dependeram do Senhor. Infelizmente, muitos cristãos enfermos, depois de curados, fortalecem novamente a vida da alma. O mesmo acontece com aqueles que ficam um bom tempo desempregados; após conseguirem emprego, sentem-se autossuficientes.
Pedro aprendeu que a maneira mais eficaz de lidar consigo mesmo era permitir que o Espírito queimasse com fogo suas impurezas interiores. Ele colocou em prática a palavra pregada por João Batista em Mateus 3:11, onde é dito que o Senhor nos batiza com Espírito Santo e com fogo. Isso significa que, onde há o Espírito Santo, também existe o fogo. Em 1 Pedro 4:12, lemos que esse fogo ardente serve para nos provar. Além disso, devemos nos alegrar na medida em que somos provados por Ele, porque, se somos participantes dos sofrimentos de Cristo nesta era, também seremos participantes de Sua glória na era vindoura. Aleluia!
Somos batizados com o Espírito Santo assim que cremos no Senhor Jesus. A partir de então, recebemos o batismo com fogo, isto é, nossa alma é colocada no fogo do Espírito para ser provada. Isso ocorre de maneira prática e visível em nossa vida cristã. Por exemplo, nosso viver familiar também é parte da vida da igreja. A maneira como tratamos nosso cônjuge em casa mostra se estamos reagindo positivamente ao fogo ardente do Espírito. Segundo a Palavra, o marido deve amar a esposa e esta deve submeter-se ao marido. Vamos refletir sobre essa palavra: quando um dos cônjuges sofre com as atitudes do outro, ainda continua a praticar o que está escrito na Bíblia? Devemos aprender a submeter-nos uns aos outros em amor, sujeitando-nos ao fogo ardente do Espírito, a fim de sermos aprovados pelo Senhor. Essa provação é necessária para alcançarmos a glória na revelação do nosso Senhor.
Em 1 Pedro 1:3, vemos que fomos regenerados para uma viva esperança ao receber a vida de Deus. Se hoje negarmos a nós mesmos, estaremos destinados a receber, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, uma herança incorruptível, imarcescível, sem mácula, que se encontra reservada nos céus para nós. Essa herança é a salvação preparada para revelar-se no último tempo. Ela se refere ao governo que o Senhor nos confiará, no mundo vindouro. Somente alcançaremos essa grande salvação se formos purificados pelo fogo do Espírito, conforme Pedro nos disse. Embora passemos por várias provações, podemos nos alegrar, sabendo que o resultado de sermos aprovados será louvor, glória e honra na vinda do nosso amado Senhor. Aleluia!
 

Ponto-chave:
Exultar, mesmo quando somos contristados por provações.
Pergunta:
Como ocorre o batismo com fogo do Espírito em nossa vida familiar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário