quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013


ALIMENTO DIÁRIO


SEMANA 4 - QUINTA-FEIRA


SÉRIE: O MINISTÉRIO QUE SEQUIMOS E PRATICAMOS
MENSAGEM: Mensagem 20 - O ministério de Pedro (2) – (2 Pe 1:3-4)
Leitura bíblica:
Mt 6:14-15; 18:21-22; Cl 3:13; 2 Pe 1:3-8
Ler com oração:
Nos têm sido doadas as suas preciosas e mui
 grandes promessas, para que por elas vos torneis
 coparticipantes da natureza divina, livrando-vos da
 corrupção das paixões que há no mundo (2 Pe 1:4).

CHAMADOS PARA A GLÓRIA E A VIRTUDE DO SENHOR

Na Segunda Epístola de Pedro, vemos o dispensar do Deus Triúno como vida para nós: “Visto como, pelo seu divino poder, nos têm sido doadas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade” (1:3a). Aqui vemos a obra do Pai. Ganhamos a vida de Deus e, quando a manifestamos, obtemos a piedade, que se refere a sermos parecidos com Deus.
Prosseguindo nessa passagem bíblica, lemos: “Pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude” (v. 3b). Essa porção se refere ao dispensar do Filho, ou seja, do Senhor Jesus, por meio de quem vimos a glória de Deus. Ele nos chamou para fazer parte dessa glória. As virtudes que precisamos em nosso viver também foram manifestadas por intermédio do Filho.
A virtude do Senhor está relacionada ao fato de que Ele se tornou um Homem e viveu na terra por trinta e três anos experimentando o sofrimento, as tristezas, as alegrias, as fraquezas, muitas coisas referentes à frágil natureza humana, mas sem pecado. Enquanto vivia, Jesus manifestava a vida de Deus em Suas virtudes humanas. Em ressurreição, Ele acrescentou aos Seus atributos divinos essa humanidade cheia de virtudes. Quando Nele cremos, tudo isso foi dispensado a nós! Aleluia!
Antes, não tínhamos escolha, senão viver de acordo com o padrão moral que aprendemos no mundo e no meio onde fomos educados. Hoje, como filhos de Deus, as virtudes humanas do Senhor Jesus e os atributos divinos estão disponíveis a nós, para que nossa conduta seja adequada. A moral humana é determinada segundo um padrão de conduta, mas a moral divina tem exigências mais elevadas. Por exemplo, quanto ao perdão: conforme a moral humana, perdoar sete vezes é algo louvável. Mas, segundo o padrão da moral de Deus, devemos perdoar não apenas sete vezes, mas setenta vezes sete (Mt 18:21-22).
Em 2 Pedro 1:4, vemos a obra do Espírito: “Pelas quais nos têm sido doadas as suas preciosas e mui grandes promessas, para que por elas vos torneis coparticipantes da natureza divina”. O Espírito foi prometido por Deus no Antigo Testamento, mas, no Novo Testamento, recebemos o cumprimento dessa promessa. Hoje o Espírito de Deus foi derramado sobre toda a carne, estando a tal ponto disponível, que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.
Aleluia! Na igreja, estamos sob o trabalhar constante do Pai, do Filho e do Espírito. Somos gratos ao Senhor por essas preciosas e mui grandes promessas, por meio das quais nos tornamos coparticipantes da natureza divina!
 

Ponto-chave:
Deus manifestando-se em nós.
Pergunta:
Como podemos relacionar a obra do Pai, do Filho e do Espírito Santo com a passagem de 2 Pedro 1:3-4?

Nenhum comentário:

Postar um comentário