segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013


ALIMENTO DIÁRIO


SEMANA 4 - SEGUNDA-FEIRA


SÉRIE:
Leitura bíblica:
Mt 3:11; 1 Pe 1:6; 4:12; 1 Jo 1:9
Ler com oração:
Amados, não estranheis o fogo ardente que surge 
no meio de vós, destinado a provar-vos, como se 
alguma coisa extraordinária vos estivesse acontecendo (1 Pe 4:12).

ILUMINADOS E PURIFICADOS COM O FOGO DO ESPÍRITO

O ministério de Pedro nos mostra a maneira de nossa alma ser salva com mais eficiência, porque ele próprio teve oportunidades de ser aperfeiçoado pelo Senhor, tendo passado por experiências que o ajudaram a renunciar o ego.
A vida da alma de Pedro tinha muita influência sobre ele quando foi chamado pelo Senhor para segui-Lo. Deus permitiu várias situações para que ela se manifestasse e provavelmente, ao ser iluminado, vendo o quanto sua vida da alma servia de impedimento para que a vontade de Deus fosse feita, ele se arrependia diante do Senhor. Por meio de suas experiências, percebemos que os sofrimentos exteriores não constituem a maneira mais eficaz de nos fazer negar a nós mesmos. Embora nessas situações estejamos mais propensos a nos voltar ao Senhor e nos arrepender, uma vez cessadas as dificuldades, ainda corremos o sério risco de nos endurecer e nos fechar para a obra que Deus deseja realizar em nós.
Quando Pedro alcançou a maturidade, em seu ministério ulterior, ele ensinou que a maneira mais eficiente de lidar com a vida da alma é o queimar interior do Espírito (Mt 3:11).
Sempre que formos iluminados sobre uma necessidade específica de arrependimento, devemos orar ao Senhor para que nos purifique, lançando fora da nossa alma aquilo que não Lhe agrada. Nesse momento, somos purificados pelo queimar do fogo que há no Espírito em nosso interior. Portanto, para que nossa alma seja purificada, não precisamos obrigatoriamente sofrer algum acidente, prejuízo ou enfermidade. Basta permitir que o Espírito Santo nos ilumine e queime com o fogo purificador. Aleluia!
As provações com as quais somos contristados têm como único objetivo nos cercar das circunstâncias necessárias para percebermos a necessidade dessa purificação. Assim, pouco a pouco, seremos capazes de enxergar as impurezas que estão em nossa alma e nos arrepender, clamando ao Senhor para que as elimine de nós. Dessa maneira, a vida de Deus encontrará caminho para crescer. Por isso devemos ter a disposição de passar por essas provações. Elas durarão por breve tempo, enquanto o crescimento de vida que alcançaremos resultará em glória eterna. Permanecendo no espírito, cresceremos em vida e, mediante o queimar do fogo do Espírito, surgirá mais espaço em nossa alma para o acréscimo progressivo da vida de Deus.
 

Ponto-chave:
Enxergar e rejeitar a vida da alma.
Pergunta:
Situações como acidentes ou enfermidades são indispensáveis para que percebamos nossa necessidade de arrependimento? Por quê?

Nenhum comentário:

Postar um comentário