terça-feira, 5 de fevereiro de 2013


ALIMENTO DIÁRIO


SEMANA 4 - TERÇA-FEIRA


SÉRIE: O MINISTÉRIO QUE SEQUIMOS E PRATICAMOS
Leitura bíblica:
Tt 3:5; 1 Pe 1:23
Ler com oração:
Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo
, que, segundo a sua muita misericórdia, nos 
regenerou para uma viva esperança, mediante a
 ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos (1 Pe 1:3).

REGENERADOS MEDIANTE A RESSURREIÇÃO DE CRISTO

Ao ler a Palavra de Deus, devemos nos voltar ao Espírito para receber revelação, em vez de permanecer atrelados aos nossos conceitos tradicionais.
Por exemplo, a regeneração é um assunto importantíssimo e, ao mencioná-lo, sempre nos lembramos de João, mas Pedro falou sobre isso antes de João. Embora João mencione a regeneração em seu evangelho, quando relata o diálogo entre Nicodemos e o Senhor Jesus, ele o fez muitos anos depois de Pedro ter registrado isso em sua epístola.
Em João 3 é dito que, se não nascermos de novo, não veremos o reino de Deus nem entraremos nele. Segundo a revelação trazida por João, regeneração é nascer de novo, é um requisito básico para participarmos do reino de Deus. O Espírito o fez lembrar muitas coisas que o Senhor Jesus havia dito. Além disso, ele escreveu que, ao nascermos de novo, não nascemos do sangue, nem da vontade do homem, nem da vontade da carne, mas de Deus (1:12-13).
Outros autores da Bíblia também falam sobre regeneração, como Paulo, na epístola a Tito, que menciona a salvação mediante o lavar regenerador do Espírito Santo (Tt 3:5). Quando escreve aos coríntios, Paulo fala sobre ter gerado pessoas pelo evangelho(1 Co 4:15), mas não revela de modo completo como a regeneração ocorre.
Segundo a explicação de Pedro somos regenerados pelo dispensar da vida de Deus. Ele revelou esse assunto com as seguintes palavras: “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos” (1 Pe 1:3).
O Senhor Jesus morreu por causa dos nossos pecados e, quando ressuscitou, providenciou-nos a regeneração. Isso mostra que a obra realizada pelo Senhor não apenas nos perdoou como nos concedeu a vida de Deus, possibilitando que nascêssemos de novo. Por meio da ressurreição dentre os mortos, Cristo liberou a vida divina em nosso favor, a fim de que fôssemos feitos filhos de Deus. Aleluia!
Pedro também revela que a semente da vida divina foi implantada em nós por meio da palavra de Deus: “Pois fostes regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente” (v. 23).
Graças ao Senhor pela revelação trazida no ministério de Pedro, que nos permite desfrutar da regeneração de maneira mais profunda. Sem a vida de Deus, não seríamos regenerados, nem poderíamos nos tornar Seus filhos. Graças ao Senhor, mediante Sua ressurreição e Sua Palavra, a vida divina pode ser dispensada a todo aquele que crê, regenerando-o e tornando-o parte da igreja. Aleluia!
 

Ponto-chave:
Por meio da ressurreição de Cristo e de Sua palavra, fomos regenerados.
Pergunta:
Como ocorre a regeneração à luz da Primeira Epístola de Pedro?

Nenhum comentário:

Postar um comentário