sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013


ALIMENTO DIÁRIO


SEMANA 5 - SEXTA-FEIRA


SÉRIE: O MINISTÉRIO QUE SEQUIMOS E PRATICAMOS
MENSAGEM: 21 - Por que nascer de novo? (1 Pe 1:3-4)
Leitura bíblica:
Gn 2:10-12; 1 Pe 4:7; Ap 21:18-21
Ler com oração:
A estrutura da muralha é de jaspe; também a cidade é 
de ouro puro, semelhante a vidro límpido (Ap 21:18).

O RESULTADO DA OBRA PURIFICADORA DA NOSSA FÉ

Pedro falou que, assim como o ouro precisa ser refinado pelo fogo, o valor da nossa fé também é provado para que desfrutemos louvor, glória e honra quando o Senhor se revelar (1 Pe 1:7). O minério de ouro, em geral, não é encontrado em sua forma pura; ele é escavado ou garimpado nos rios onde sempre há impurezas. Para purificá-lo, é preciso lançá-lo num cadinho, uma espécie de vaso que resiste a temperaturas muito altas. Coloca-se o minério no cadinho e ele derrete. Como o ouro tem o peso específico muito alto, ele vai para o fundo, e as impurezas vêm para a superfície. Assim as impurezas podem ser retiradas.
Pedro viu que precisamos passar pelo fogo a fim de queimar a vida da alma. Não é como o espinho que depois de cortado, nasce novamente porque sua raiz está debaixo da terra; antes, deve ser arrancado e atirado no fogo.
O ouro físico é precioso, porém perecível! O valor de nossa fé, todavia, uma vez provado, é mais precioso do que o ouro terrenal; é como o ouro da nova Jerusalém que, de tão puro, é como vidro transparente (Ap 21:21). É esse ouro puro, transparente, que permite o resplandecer da luz da glória de Deus para as nações ao redor da cidade santa! Esse é o resultado do trabalhar do Senhor em nós.
O trabalhar e o purificar do Senhor é também o Seu julgar. Em sua primeira epístola, Pedro diz: “Porque a ocasião de começar o juízo pela casa de Deus é chegada; ora, se primeiro vem por nós, qual será o fim daqueles que não obedecem ao evangelho de Deus?” (1 Pe 4:17). Embora saibamos que haverá um juízo no tribunal de Cristo por ocasião de Sua segunda vinda, hoje o Senhor nos julga para que desde já sejamos aprovados quando Ele voltar. Desse modo, quando Ele vier, não seremos julgados pelos pecados cometidos, uma vez que hoje podemos nos arrepender e pedir que Seu sangue nos purifique de todo pecado (1 Jo 1:7). Quando o Senhor voltar, em Seu Tribunal, em Sua parousía, Ele vai avaliar principalmente sobre o quanto nossa vida da alma foi negada e o quanto da vida divina teremos em nós.
A nova Jerusalém é constituída de três itens principais: ouro, pérolas e pedras preciosas. Esses mesmos itens são encontrados no rio que sai do Éden e se divide em quatro braços. O primeiro braço, o rio Pisom, rodeava a terra de Havilá, onde havia ouro. Logo em seguida, a Bíblia revela que o ouro dessa terra é bom (Gn 2:10-12), o qual deve ser o ouro transparente da nova Jerusalém. Em Gênesis esse material precioso estava no rio, que simboliza o Espírito. Isso significa que, pelo fluir do Espírito em nós, Deus trabalha transformando-nos em material precioso para a edificação da nova Jerusalém. Permanecendo no fluir desse rio, chegaremos ao destino transformados, e o propósito eterno de Deus será cumprido. Aleluia!
 

Ponto-chave:
Ouro transparente e límpido
Pergunta:
Qual é a diferença entre o material precioso 
encontrado em Gênesis 2 e o encontrado em Apocalipse 21 22?

Nenhum comentário:

Postar um comentário