sábado, 23 de fevereiro de 2013

ALIMENTO DIÁRIO


ALIMENTO DIÁRIO


SEMANA 6 - SÁBADO


SÉRIE:
MENSAGEM: 22 - O dispensar do Deus Triúno (Ef 1:3-23)
Leitura bíblica:
At 15:40 17:15
Ler com oração:

 Percorrendo a região frígio-gálata, tendo sido impedidos pelo
 Espírito Santo de pregar a palavra na Ásia, defrontando Mísia,
 tentavam ir para Bitínia, mas o Espírito de Jesus não o permitiu.
 [...] Por volta da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam 
louvores a Deus, e os demais companheiros de prisão escutavam (At 16:6-7, 25).

SEGUIR A DIREÇÃO QUE O ESPÍRITO DETERMINA


 A segunda viagem de Paulo foi totalmente vitoriosa. Nessa viagem, ele teve um bom companheiro e cooperador: Silas. Os dois estavam no espírito e o Senhor os abençoou muito.
Silas teve sua inclusão na obra após o incidente de Atos 15, quando Paulo, Barnabé e alguns irmãos de Antioquia foram a Jerusalém para resolver a questão dos judaizantes que haviam descido da Judeia ensinando que os cristãos gentios deviam circuncidar-se e guardar a lei de Moisés. Ali se reuniram os apóstolos e os presbíteros para examinar a questão e, uma vez resolvida, redigiram uma carta que foi enviada à igreja em Antioquia e às demais igrejas dos gentios por intermédio de Paulo e Barnabé com dois irmãos: Judas, chamado Barsabás, e Silas (v. 22). Estes dois, que eram irmãos notáveis em Jerusalém, não só leram a carta para a igreja em Antioquia como também consolaram os irmãos com muitos conselhos e os fortaleceram (vs. 31-32). Terminada a missão, eles deveriam voltar para Jerusalém, mas Silas permaneceu em Antioquia.
Escolhido por Paulo para seguir com ele em sua segunda viagem ministerial, Silas e os companheiros dele tiveram a experiência de andar no espírito e seguir a direção do Espírito. Eles percorreram a Frígia e a Galácia, estabeleceram presbíteros nas igrejas e fortaleceram a fé dos irmãos. Terminada a obra, tentaram ir para a Ásia, mas foram impedidos pelo Espírito Santo; tentaram ir para a Bitínia, mas o Espírito de Jesus não o permitiu (At 16:5-7). Por fim, desceram a Trôade. Com isso vemos que a obra do Senhor não depende de preferências ou decisões pessoais, porém da direção do Espírito. Se o Espírito nos impede, digamos amém. Não nos justifiquemos nem murmuremos. Isso é andar no espírito.
Em Trôade, à noite, sobreveio uma visão a Paulo, na qual um varão macedônio lhe rogava: “Passa à Macedônia e ajuda-nos” (v. 9). Graças ao Senhor, Paulo e Silas entenderam que era um chamamento do Espírito Santo. Apesar de ser uma região totalmente estranha para eles, obedeceram. Pegaram um navio e chegaram à Europa, em Filipos, principal cidade da Macedônia.
No sábado, foram para junto de um rio, onde lhes pareceu haver um lugar de oração, e pregaram o evangelho às mulheres que lá estavam (v. 13). Uma delas era Lídia, que ouviu a Palavra, e o Senhor lhe abriu o coração. Ela foi batizada e insistiu que os irmãos fossem à sua casa (vs. 14-15). Por causa do evangelho, o comércio lucrativo ligado à idolatria foi prejudicado, e os homens que sofreram o dano fizeram com que Paulo e Silas fossem presos com as mãos e os pés atados ao tronco (vs. 16-24). Eles prenderam suas mãos e pés, mas não conseguiram deter o espírito deles! Assim, os dois apóstolos oraram e cantaram louvores a Deus, o que influenciou os presos que com eles estavam (v. 25).
O Espírito Santo agiu por meio de um terremoto que abalou todos os alicerces da prisão. Abriram-se todas as portas e soltaram-se as cadeias dos presos (v. 26). Quando o carcereiro despertou e viu o que ocorrera, sacou da espada e ia se matar supondo que os presos haviam fugido, quando Paulo gritou-lhe que parasse, pois estavam todos ali. Ninguém havia fugido (vs. 27-28). O carcereiro viu tudo aquilo e, impelido pelo Espírito Santo, foi salvo, e também os convidou para uma reunião em sua casa (vs. 29-34). Essa era a igreja em Filipos, que começou não segundo a maneira tradicional a que estamos acostumados, reunindo-se num templo ou num local específico para reuniões, mas nas casas dos irmãos.
Paulo e Silas seguiram viagem e, de Filipos, partiram para Tessalônica e Bereia, onde foram estabelecidas igrejas. Depois dirigiram-se para Atenas. A segunda viagem de Paulo foi muito vitoriosa, ele teve bons cooperadores na obra. Que também aprendamos a sempre seguir o Espírito e a cooperar e nos coordenar adequadamente com os irmãos na obra do Senhor!
 

Ponto-chave:
Andar no Espírito e nos coordenar com os irmãos.
Pergunta:
Como começou a igreja em Filipos e onde eles se reuniam?

Leitura de apoio:
“O foco de Deus: o reino” – cap. 2 – Dong Yu Lan.
“O progresso espiritual” – cap. 3 – Dong Yu Lan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário