terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

ALIMENTO DIÁRIO


TERÇA-FEIRA

Colocar a mente no Espírito

Alimento Diário - O ministério que seguimos e praticamos
Porque os que se inclinam para a carne cogitam das coisas da carne; mas os que se inclinam para o Espírito, das coisas do Espírito. Porque o pendor da carne dá para a morte, mas o do Espírito, para a vida e paz (Rm 8:5-6)
Mt 3:1-12
Alimento Diário, Árvore da Vida, Vida Para Todos, Bookafe, Dong Yu Lan CEAPENo capítulo 3 do Evangelho de Mateus lemos que João Batista, o precursor do Senhor Jesus, disse: “Arrependeivos, porque está próximo o reino dos céus. [...] Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento. [...] Eu vos batizo com água, para arrependimento” (vs. 2, 8, 11). Como já enfatizamos, a palavra arrependimento quer dizer mudança de parecer, mudança de mente, de modo de pensar. Para entender melhor esse aspecto de nossa vida espiritual e aplicá-lo ao nosso viver, precisamos saber o que é a mente.
Em Romanos 8 temos uma boa explicação sobre ela, quando Paulo menciona que nosso ser tripartido − composto de espírito, alma e corpo −, é vivificado quando contatamos o Espírito de Deus: “Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se, de fato, o Espírito de Deus habita em vós. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. Se, porém, Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito é vida, por causa da justiça” (vs. 9-10). Quando somos regenerados, crendo no Senhor Jesus, nosso espírito toca o Espírito de Cristo, que é o próprio Cristo, e recebe vida. O versículo 11 diz: “Se habita em vós o Espírito daquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos, esse mesmo que ressuscitou a Cristo Jesus dentre os mortos vivificará também o vosso corpo mortal, por meio do seu Espírito, que em vós habita”. Uma vez que o Senhor, que é vida, habita em nosso espírito, até nosso corpo mortal recebe vida.
Esses versículos de Romanos 8, porém, não mencionam a palavra alma; antes, falam da mente: “Porque os que se inclinam para a carne cogitam das coisas da carne; mas os que se inclinam para o Espírito, das coisas do Espírito. Porque o pendor da carne dá para a morte, mas o do Espírito, para a vida e paz” (vs. 5-6). A palavra “pendor” nesse trecho é “mente” no original grego, tanto que na Tradução Brasileira lê-se: “Os que são segundo a carne, põem a sua mente nas coisas da carne, mas os que são segundo o Espírito, põem a sua mente nas coisas do Espírito. A mente da carne é morte, mas a mente do Espírito é vida e paz”. A mente faz parte da alma, assim como a emoção e vontade. A mente é a parte líder de nossa alma, portanto a alma em Romanos 8 é representada pela mente. Desse modo todo o nosso ser – espírito, alma e corpo – ganham vida quando a mente é posta no Espírito.
Quando João Batista falou em arrepender-se ou em arrependimento, ele estava falando de mudança de mente, a parte líder da alma. Era como se ele dissesse: “O reino já está próximo, não permaneçam em sua alma caída. Se continuarem vivendo segundo as inclinações de seus pensamentos, não receberão o que vem após mim para batizá-los com Espírito e com fogo. Por isso tenham uma mudança de mente, voltem o coração ao Senhor e recebam vida”.
Em nossa experiência inicial de salvação, é exatamente isso que acontece: ouvimos o evangelho e nos arrependemos, isto é, voltamos nosso ser interior ao Senhor e cremos Nele e em Sua obra realizada por nós. Desse modo nos abrimos ao Senhor Jesus e Ele entra em nós regenerando-nos. Esse é o início de nossa maravilhosa salvação. Aleluia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário