sexta-feira, 1 de março de 2013

ALIMENTO DIÁRIO


ALIMENTO DIÁRIO


SEMANA 6 - SEXTA-FEIRA


SÉRIE: O MINISTÉRIO QUE SEQUIMOS E PRATICAMOS
MENSAGEM 22: O dispensar do Deus Triúno (Ef 1:3-23)
Leitura bíblica:
2 Tm 4:11; Fm 24
Ler com oração:
Ora, é necessário que o servo do Senhor não viva a contender, 
e sim deve ser brando para com todos, apto para instruir, paciente (2 Tm 2:24).

SER PACIENTE COM OS JOVENS QUANDO FRACASSAM

Marcos, também chamado João Marcos, era primo de Barnabé e acompanhou Barnabé e Paulo na primeira viagem ministerial que empreenderam na pregação do evangelho. Em sua segunda viagem missionária, Paulo não quis levar Marcos consigo, pois este lhe causara problemas na primeira viagem: “Barnabé queria levar também a João, chamado Marcos. Mas Paulo não achava justo levarem aquele que se afastara desde a Panfília, não os acompanhando no trabalho. Houve entre eles tal desavença, que vieram a separar-se. Então, Barnabé, levando consigo a Marcos, navegou para Chipre. Mas Paulo, tendo escolhido a Silas, partiu encomendado pelos irmãos à graça do Senhor” (At 15:37-39).
Paulo recusou a companhia de Marcos naquele momento, mas, posteriormente, os dois voltaram a cooperar na obra, como lemos em Colossenses 4:10: “Saúda-vos Aristarco, prisioneiro comigo, e Marcos, primo de Barnabé (sobre quem recebestes instruções; se ele for ter convosco, acolhei-o)”; em 2 Timóteo 4:11: “Somente Lucas está comigo. Toma contigo Marcos e traze-o, pois me é útil para o ministério”, e em Filemom 24: “Marcos, Aristarco, Demas e Lucas, meus cooperadores”.
Mais tarde, Marcos se juntou a Pedro. Com base nos relatos de Pedro, sobre as experiências que teve nos últimos três anos em companhia do Senhor Jesus, é que Marcos deve ter escrito seu evangelho. Nele descreveu os aspectos do ministério terreno de Jesus como um Servo, um Escravo incansável de Deus. Ele apresentou o viver humano do Senhor na terra, Suas obras, Seus milagres e as constantes curas e expulsão de demônios que realizou como Servo fiel de Deus. Nesse período, a vida de Pedro ainda não era tão crescida. Ao escrever suas epístolas, porém, vemos um Pedro mais experiente, um homem trabalhado por Deus, que soube não só acolher e aproveitar o talento do jovem Marcos como também apresentar o dispensar do Deus Triúno, a salvação completa de Deus, a importância do fogo que prova a nossa fé e as coisas que conduzem à vida e à piedade.
Todos nós que cooperamos na obra do Senhor, precisamos aprender a lição de incentivar os jovens a funcionar no espírito. Se algum jovem vier a fracassar, devemos ser pacientes e dar-lhe mais uma chance, pois, quando amadurecerem, serão úteis ao Senhor.
 

Ponto-chave:
Incentivar os jovens a funcionar.
Pergunta:
Como Marcos se tornou útil para a obra do Senhor?

Leitura de apoio:
“O foco de Deus: o reino” – cap. 2 – Dong Yu Lan.
“O progresso espiritual” – cap. 3 – Dong Yu Lan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário