terça-feira, 5 de março de 2013

ALIMENTO DIÁRIO


ALIMENTO DIÁRIO


SEMANA 7 - TERÇA-FEIRA


SÉRIE: O MINISTÉRIO QUE SEQUIMOS E PRATICAMOS
MENSAGEM 23 - A fase inicial do serviço de João (Mt 17:1-2)
Leitura bíblica:
Cl 4:10; Fm 24; 1 Pe 5:12-13
Ler com oração:
Por isso, também não cessamos de orar por vós, para que 
o nosso Deus vos torne dignos da sua vocação e cumpra 
com poder todo propósito de bondade e obra de fé, a fim de 
que o nome de nosso Senhor Jesus seja glorificado em vós, e 
vós, nele, segundo a graça do nosso Deus e do Senhor Jesus Cristo (2 Ts 1:11).

COOPERADORES DO MINISTÉRIO NEOTESTAMENTÁRIO

Além dos doze apóstolos, muitos outros foram chamados pelo Espírito para a obra do ministério. João, apelidado Marcos (At 12:25), acompanhou Paulo e Barnabé no início da primeira viagem missionária. Todavia, por causa das adversidades da viagem, Marcos acabou voltando para Jerusalém, não acompanhando Paulo e Barnabé no restante da viagem (13:13).

Paulo se recusou a levar Marcos na segunda viagem, o que provocou uma grande discussão entre ele e Barnabé, a ponto de se separarem (15:36-39). Barnabé, entretanto, não desistiu de Marcos e o levou para Chipre. Certamente, em meio a essas situações, o jovem Marcos aprendeu lições, sendo aperfeiçoado por Barnabé. Finalmente, quando estava maduro, Marcos foi útil ao Senhor, pois cooperou com Paulo, quando este estava preso (Cl 4:10; Fm 24), e com Pedro, quando este estava na Babilônia (1 Pe 5:13). Há fortes indicações de que Marcos escreveu seu evangelho baseado nos relatos de Pedro.

Silas, também chamado Silvano, foi muito útil ao Senhor, servindo ao lado de Paulo na segunda viagem. Ele era um dos líderes da igreja em Jerusalém que, juntamente com Judas, acompanharam Paulo até Antioquia após a resolução da conferência em Jerusalém (At 15:22). Terminada sua missão, Silas não quis mais voltar para Jerusalém, pois escolhera permanecer ali e cooperar com Paulo em seu ministério. Então, eles viajaram juntos pelas regiões da Macedônia, Acaia e Ásia, pregando o evangelho e estabelecendo igrejas nas cidades por onde passavam. Ao final da segunda viagem, quando Paulo decidiu passar por Jerusalém, Silas não o acompanhou. Ao realizar sua terceira viagem, Silas tampouco é mencionado. Mais tarde, ele aparece também cooperando com Pedro, quando esteve na Babilônia (1 Pe 5:12).

Outro importante cooperador de Paulo foi Lucas, que era médico (Cl 4:14). Ele foi responsável por registrar todos os fatos descritos no livro dos Atos dos Apóstolos e escreveu seu evangelho com base em suas pesquisas (At 1:1-3; Lc 1:1-4).

Graças a Deus por Sua grande misericórdia e infinita graça. Do mesmo modo como, no passado, chamou essas pessoas, ainda hoje Ele nos chama, independente de qual seja nossa história, instrução, função ou origem. Não importa nossa condição, Ele é poderoso para nos capacitar e equipar para realizar Sua obra de edificação. Por isso não podemos desistir de ninguém, tampouco de nós mesmos. Se perseverarmos seguindo o Senhor, independente de nossos erros ou dificuldades, seremos úteis a Ele hoje e, no porvir, seremos aprovados por Ele em Seu reino.

Ponto-chave:
Perseverar em seguir o Senhor, independente de nossos erros ou dificuldades.
Pergunta:
Que lições aprendemos com a experiência de Marcos, Silas e Lucas?
 
Leitura de apoio:

“Identificados pelo invocar” – Dong Yu Lan.
“Espírito e fogo” – cap.1 – Dong Yu Lan.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário