quarta-feira, 6 de março de 2013

ALIMENTO DIÁRIO


ALIMENTO DIÁRIO


SEMANA 7 - QUARTA-FEIRA



SÉRIE: O MINISTÉRIO QUE SEQUIMOS E PRATICAMOS
MENSAGEM 23 - A fase inicial do serviço de João (Mt 17:1-2)
Leitura bíblica:
Mt 25:10-12, 30; 1 Pe 4:17
Ler com oração:
Manifesta se tornará a obra de cada um; pois o Dia
 a demonstrará, porque está sendo revelada pelo fogo; 
e qual seja a obra de cada um o próprio fogo o provará.
 Se permanecer a obra de alguém que sobre o fundamento 
edificou, esse receberá galardão (1 Co 3:13-14).


SER PURIFICADO PELO FOGO NO TEMPO ATUAL

No início da história da igreja, Pedro era o principal apóstolo, e exercia certa liderança entre os irmãos em Jerusalém. Nos registros bíblicos, vemos que, em diversos momentos, ele foi exposto em suas falhas. Vários desses episódios estão descritos no evangelho de Mateus, onde frequentemente Pedro é repreendido pelo Senhor. Apesar de reconhecer seus erros, a vida da alma de Pedro era forte e, por isso, continuamente era exposta.

Essa característica de Pedro ilustra quão difícil é lidarmos com nossa vida da alma, pois, mesmo depois que sofremos por nossas falhas e nos arrependemos, mais tarde, tornamos a errar. Graças ao Senhor, mesmo uma pessoa como Pedro foi transformada pela vida divina, e sua história de vida nos traz muita ajuda.
Aplicando as palavras de Mateus 3:11 à nossa experiência, Pedro escreveu: “Amados, não estranheis o fogo ardente que surge no meio de vós, destinado a provar-vos, como se alguma coisa extraordinária vos estivesse acontecendo; pelo contrário, alegrai-vos na medida em que sois coparticipantes dos sofrimentos de Cristo, para que também, na revelação de sua glória, vos alegreis exultando.” (1 Pe 4:12-13). Ele mesmo havia passado por essas experiências, e, cada vez que sua vida da alma foi exposta, ele aprendeu a permitir que o fogo do Espírito purificasse o seu interior.

Ao escrever essas palavras, Pedro não considerava somente a sua experiência. Ao seu lado estavam Marcos e Silas, que também haviam passado por sofrimentos por amor ao Senhor, e foram aperfeiçoados quanto ao negar a vida da alma. Eles aprenderam que os sofrimentos físicos não bastam para transformar nossa alma. O que nos traz a verdadeira transformação na alma é permitir que o fogo do Espírito queime as suas impurezas.
Em sua epístola, Pedro também nos revela que, no grande Dia do Juízo, no tribunal de Cristo, o julgamento começará pela casa de Deus (1 Pe 4:17). Ali será decidido pelo Senhor se estaremos aptos para desfrutar da glória de Seu reino, ou se seremos disciplinados (1 Co 3:14-15). Aqueles que não tiverem sido aperfeiçoados em vida, não permitindo que o fogo do Espírito os purifique, serão reprovados pelo Senhor e deixados do lado de fora do gozo do reino milenar, nas trevas exteriores (Mt 25:10-12, 30).

Por esse motivo, quando nossa vida da alma for exposta, voltemo-nos ao Espírito, invocando o nome do Senhor. Que possamos nos arrepender e esvaziar de nós mesmos dia a dia, permitindo que o fogo purificador do Espírito nos limpe de todas as impurezas de nossa alma!


Ponto-chave:
Voltar ao espírito para ser purificado pelo fogo santo.
Pergunta:
Por que somente os sofrimentos físicos não bastam para nos transformar?


Leitura de apoio:

“Identificados pelo invocar” – Dong Yu Lan.
“Espírito e fogo” – cap.1 – Dong Yu Lan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário