quinta-feira, 7 de março de 2013

ALIMENTO DIÁRIO


ALIMENTO DIÁRIO


SEMANA 7 - QUINTA-FEIRA


SÉRIE: O MINISTÉRIO QUE SEQUIMOS E PRATICAMOS
MENSAGEM 23 - A fase inicial do serviço de João (Mt 17:1-2)
Leitura bíblica:
Jo 13:23;14:26; Ap 1:11
Ler com oração:
Eu, João, irmão vosso e companheiro na tribulação, 
no reino e na perseverança, em Jesus, achei-me na ilha
 chamada Patmos, por causa da palavra de Deus e do
 testemunho de Jesus. Achei-me em espírito, no dia do 
Senhor, e ouvi, por detrás de mim, grande voz, como de
 trombeta, dizendo: O que vês escreve em livro e manda
 às sete igrejas: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes,
Filadélfia e Laodiceia (Ap 1:9-11).

O INÍCIO DO MINISTÉRIO DO APÓSTOLO JOÃO

Assim como Pedro, João também foi transformado em sua alma por meio dos sofrimentos (Ap 1:9). Sabemos que, no início da vida da igreja em Jerusalém, João estava constantemente ao lado de Pedro. Podemos inferir que João talvez não quisesse exercer liderança, tampouco buscar posições elevadas. No livro de Atos, ele é mencionado poucas vezes, mas, por acompanhar Pedro em suas jornadas, João, certamente, aprendeu muitas lições.

Em seu evangelho, ao descrever sua afinidade com o Senhor, afirmou várias vezes ser o discípulo a quem Jesus amava (Jo 13:23; 19:26; 20:2; 21:7). Com o passar do tempo, o amor de Cristo foi de fato trabalhado em João, e, em sua maturidade, ele se tornou amável, como o próprio Senhor Jesus.
Ele foi escolhido para ser o último ministro do Novo Testamento, recebendo o ministério que permanecerá até a volta do Senhor. Ao ser chamado pelo Senhor, João remendava redes de pesca. Essa habilidade retrata uma característica de seu ministério ulterior. A história da igreja nos mostra que ao sair de Patmos, João foi para Éfeso a fim de restaurar, “remendar” a situação da igreja naquela cidade. Ali, no espírito e pela vida divina, ele “remendou” ou corrigiu o que havia sido danificado pela religião, pelo conhecimento meramente doutrinário e pela tradição humana.

No tempo certo, o Senhor, soberanamente, usa em ressurreição as características de Seus servos em prol de Sua obra. Ele usou a ousadia e a intrepidez de Pedro para iniciar a pregação do evangelho. Ao mesmo tempo, João foi trabalhado por Deus. Essa transformação gerou nele um caráter manso, amoroso e paciente que, em sua maturidade, tornou-se muito útil na restauração das igrejas. Louvamos o Senhor por ter escolhido uma pessoa tão amorosa como João para transmitir Suas advertências e repreensões.

Mesmo estando avançado em dias, João foi encarregado por Deus de enviar Suas palavras às igrejas da Ásia (Ap 1:11). Porque era simples e cheio do amor de Deus, ele estava apto para cuidar dos irmãos e ajudá-los a retornar ao primeiro amor. Cremos que, ao chegar em Éfeso, ele não fez acusações ou julgamentos sobre os irmãos, mas os ajudou a arrepender-se, a voltar-se ao espírito e a praticar a Palavra. Dessa maneira, a igreja em Éfeso foi restaurada a uma condição desejável.
 

Ponto-chave:
No tempo certo, o Senhor usa as características
 de Seus servos em Sua obra.
Pergunta:
De que maneira a habilidade de remendar redes 
de João foi usada por Deus?
 
Leitura de apoio:

“Identificados pelo invocar” – Dong Yu Lan.
“Espírito e fogo” – cap.1 – Dong Yu Lan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário