segunda-feira, 25 de março de 2013

Amor do Espírito



O amor é a base do viver conjugal vitorioso. E, dizem, quando o amor acaba, não há casamento que resista. Mas, pergunto, amor acaba? Ora, se Deus é amor (1 João 4:8), pode o amor acabar? Claro que não. Ele é absolutamente inesgotável! Então, por que alguns afirmam tal contradição?
Read More A resposta está na fonte do amor. Veja, ao ser criado, o homem passou a possuir uma alma, uma psiche, que se constitui em sua personalidade, sua pessoa. Essa alma tem três partes, ou funções, principais: mente, vontade e emoção. Nesta última parte, a emoção, estão os sentimentos como alegria, tristeza, ira, calma, ódio e, inclusive, o amor (Cântico 1:7).
Assim, o homem é capaz de amar por si mesmo. Sua alma tem essa função e é apta a isso. No entanto, todo amor é limitado à sua fonte, isto é, só permanece enquanto durar aquilo que o originou. E, como a alma humana é marcada pela efemeridade (algo passageiro), tudo o que se origina nela passa, inclusive esse tipo de amor.
Mas há outro amor cujo traço não é a efemeridade, mas a ETERNIDADE! Tal amor é Deus mesmo, que habita em nosso espírito (Romanos 8:9,11). Esse é o amor que não acaba! A questão, agora, é decidirmos em qual destas fontes irá se originar o amor que sustentará nossa vida matrimonial: a alma ou o espírito.
Se optarmos pela alma, estaremos fadados ao insucesso conjugal, porque o amor nascido aí tende a se esfriar, se acabar. Se, de outro lado, escolhermos amar tendo Deus em nosso espírito como a fonte, sem dúvida estabeleceremos uma base muito sólida para nosso casamento e um modelo muito positivo de vida conjugal para nossos filhos e irmãos em Cristo.
Por isso, amado leitor, exercite seu espírito juntamente com seu cônjuge. Ore com ele pela manhã, de mãos dadas, de preferência. Confesse diante dele que você não tem sido um bom marido ou esposa e que precisa do Senhor Jesus para isto. Pratique a leitura da Bíblia com ele ou ela. Invoquem, juntos, o nome do Senhor Jesus.
Essas experiências de tocarem juntos o Espírito, que habita no espírito de ambos, certamente irá fazer com que o amor de Deus flua mais facilmente entre o casal e, com isto, a efemeridade do amor de outrora dará lugar à perenidade do eterno amor em nós. Jesus é o Senhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário