quarta-feira, 20 de março de 2013

Doze preciosos conselhos aos pais



  1. Se seu filho tivesse de falar de honestidade, justiça, amor, consagração a Deus, homem de oração, amor pela Bíblia e confiança em Deus, ele se lembraria de você?
  2. Lembre-se de que estaríamos exigindo de nossos filhos algo impossível se desejássemos que seguissem nossos conselhos e ao mesmo tempo ignorassem o exemplo que vêem em nós.
  3. Ler a Bíblia no círculo familiar é uma das práticas mais importantes hoje, pois dá à família uma união realmente íntima e faz com que cada membro tenha a fé pela qual ele pode viver.
  4. Sejamos amigos de nossos filhos. Não devemos ficar no trono para julgá-los, mas precisamos ajudá-los em suas fraquezas. Sentemo-nos com eles e discutamos os problemas juntos, para que eles nos procurem assim como procuram seus amigos. Se conseguirmos ser amigos de nossos filhos, seremos bons pais.
  5. Se você ora por seu filho que ainda não foi salvo, não precisa se desesperar; sossegue, pois jamais poderá perecer o filho de tantas lágrimas. Quão poderosas são as lágrimas dos pais diante de Deus!
  6. Não sabemos muito da vida de Enoque antes de ter um filho. Mas podemos inferir que depois de tê-lo sua vida foi mudada radicalmente. A Bíblia afirma que Enoque foi arrebatado. Todos os que assumem a responsabilidade de pais, voltam-se a Deus, e todos os que se voltam a Deus serão arrebatados para desfrutar com o Senhor no reino milenar. A primeira classe de pessoas arrebatada na Bíblia foi a dos pais.
  7. Um pai jamais deve considerar os filhos como propriedade particular. Antes deve cuidar deles como propriedade divina.
  8. Para conduzir filhos, os pais precisam de três coisas: um alvo, discernimento e um mapa. Um alvo para saber para onde estão indo; discernimento para saber quando saíram da rota. E o que seria o mapa? O mapa é a Bíblia. É ela que nos informa o caminho e nos ajuda a discernir todas as coisas.
  9. Como preparar os filhos para uma vida social normal sem orientá-los quanto ao sentido da existência humana? Como ajudar os filhos, se os pais estão perdidos? Se nossos filhos estão tropeçando é porque falta-lhes luz, e como eles andarão na luz se nós, pais, andamos nas trevas?
  10. A maneira de atrair nossos filhos para Deus não é gastar tempo com palavras de exortação ou “discursos espirituais”. Não é impor sobre eles exigências que jamais poderão cumprir. O mundo é muito mais atraente do que tudo isso. A saída que nos resta é atraí-los com o aroma das virtudes humanas de Cristo que hoje habita em nosso espírito – “Nós somos para com Deus o bom perfume de Cristo” (2 Coríntios 2:15).
  11. A Bíblia diz que há dois tipos de homem: o homem natural e o homem espiritual. Com qual deles você está exercendo a paternidade? Quando um pai do tipo natural fala, discute, ele jorra apenas coisas negativas de seu interior, sujando assim o ambiente familiar e trazendo bastante peso sobre o filho. Quando um pai do tipo espiritual fala, ele supre de vida o filho e edifica seu lar.
  12. Finalmente queremos dizer que realmente a vida familiar e, sobretudo, a criação de filhos são marcadas por subidas intermináveis, temporais, que nos metem medo, e curvas inesperadas; mas saibam, pais, que Deus já nos proveu da “provisão do Espírito de Jesus Cristo”. Se desfrutarmos dela, sem dúvida seremos bons pais, salvaremos nossos filhos, ganharemos experiências com o Senhor e, por fim, como aconteceu com Enoque, seremos arrebatados!
(Trechos selecionados do livro Aos Pais, publicado pela Editora Árvore da Vida.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário