segunda-feira, 23 de junho de 2014

ALIMENTO DIÁRIO


SEMANA 5 - SEGUNDA-FEIRA


SÉRIE: NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES (PARTE 2)
MENSAGEM 13: As verdades na linha da vida [2] – (2 Pe 1:3-4)
Leitura bíblica:
2 Co 3:6; 12:1-4; Ef 1:17-23; Fp 3:4-7; Cl 1:25
Ler com oração:
Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria (Cl 3:16).

NÃO MERA LETRA, MAS ESPÍRITO E VIDA

O tema desta semana é “As verdades na linha da vida (2)”. Como vimos anteriormente, as verdades foram transmitidas de duas maneiras: primeiro, o Senhor transmitiu pessoalmente aos apóstolos em Seu ministério terreno e, depois, Ele transmitiu em espírito ao apóstolo Paulo, por meio de visões e revelações.
Antes de se converter ao Senhor, Paulo era um profundo conhecedor do Antigo Testamento, pois fora instruído aos pés de Gamaliel, um dos maiores mestres de Israel na época (At 5:34; 22:3). Além disso, ele era “hebreu de hebreus; quanto à lei, fariseu, quanto ao zelo, perseguidor da igreja; quanto à justiça que há na lei, irrepreensível” (Fp 3:4-7).
Após converter-se ao Senhor, em um determinado momento de sua nova vida, Paulo foi arrebatado até ao terceiro céu, onde ouviu palavras inefáveis (2 Co 12:1-4). As visões e revelações que obteve do Senhor foram deixadas para nós por escrito, na forma de letra, em suas catorze epístolas, e se tornaram grande parte do Novo Testamento (cf. Ef 3:1-4; Cl 1:25).
Embora suas epístolas sejam registros na forma de letra do que viu e ouviu, sem dúvida devemos recebê-las no espírito para que nos supram espiritualmente com vida. Foi com essa preocupação que Paulo nos advertiu: “A letra mata, mas o espírito vivifica” (2 Co 3:6b). Como ministros da nova aliança não devemos buscar o mero conhecimento objetivo das Escrituras, mas tomar o que foi escrito por meio do Espírito, para que se torne vida, e não mera informação morta.
Toda vez que nos achegamos às Escrituras, precisamos colocar a mente no espírito (Rm 8:6 – lit), a fim de sair da esfera de nosso entendimento e conceitos naturais. Precisamos orar para que o Senhor brilhe através das letras impressas e O vejamos claramente. Desse modo, ganharemos a vida e o Espírito que vêm por meio da Palavra. Essa é razão de Paulo orar conforme descrito em Efésios 1:17: “Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele”. Dessa maneira, não teremos apenas informações na mente, mas nosso coração será iluminado para ver o Senhor e Seu grande plano para conosco (vs. 18-23).
Uma ótima maneira de pôr a mente no espírito ao ler a Bíblia é invocar o nome do Senhor (1 Co 12:3). Quando fazemos isso várias vezes, saímos da esfera natural e entramos na esfera espiritual, na qual podemos desfrutar a Palavra como Espírito e vida.
 

Ponto-chave:
Desfrutar a Palavra.
Pergunta:
De que maneira devemos ler a Palavra a fim de ganhar vida?

Leitura de apoio:
“Nossa atitude para com as verdades” – cap. 5 – Dong Yu Lan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário