sexta-feira, 25 de janeiro de 2013


ALIMENTO DIÁRIO


SEMANA 2 - SEXTA-FEIRA


Leitura bíblica:
At 18:22; 20:23; 21:4, 11-12, 18-26; Rm 9:1-3; 15:25-27, 30-31
Ler com oração:
Cuidado que ninguém vos venha a enredar com 
sua filosofia e vãs sutilezas, conforme a tradição 
dos homens, conforme os rudimentos do mundo e
 não segundo Cristo (Cl 2:8).

O PERIGO DE NÃO SEGUIR O ESPÍRITO

Em sua segunda viagem missionária Paulo estabeleceu igrejas em algumas cidades da Macedônia e Acaia, começando pela igreja em Filipos, depois em Tessalônica, Bereia, Atenas e Corinto. Em Filipos algumas pessoas receberam o evangelho com singeleza de coração. Todos os que iam sendo salvos abriam seus lares para receber os irmãos. Certamente a vida da igreja entre eles era praticada de modo muito simples, com reuniões nas casas uns dos outros.
Ao vermos a simplicidade do viver dos irmãos naqueles dias, precisamos considerar nossa atual situação. Infelizmente existe muita tradição e formalidade entre nós. Nossos velhos conceitos nos impedem de viver a vida da igreja com a simplicidade e pureza que havia na igreja primitiva. Que o Senhor tenha misericórdia de nós, fazendo-nos voltar à simplicidade do primeiro amor e à prática das primeiras obras.
Por alguma razão, ao final da segunda viagem, algo mudou em Paulo. No término de sua segunda viagem ele não retornou diretamente para Antioquia, igreja de onde havia partido, mas subiu à Jerusalém e depois desceu para Antioquia (At 18:22).
Em sua passagem por Jerusalém, viu a situação de escassez na qual viviam os irmãos, pois naqueles dias a região da Judeia passava por um grande período de fome. É certo que isso trouxe preocupação para Paulo, pois vemos que uma das metas de sua terceira viagem era arrecadar ofertas para os irmãos em Jerusalém, mantendo a esperança de que esse serviço melhorasse sua relação com os irmãos da Judeia (Rm 15:25-27, 30-31; 2 Co 8-9).
O enfoque de Paulo em sua terceira viagem havia mudado. Antes ele cuidava apenas da pregação do evangelho e do estabelecimento de igrejas. Mas agora ele passava pelas igrejas a fim de arrecadar ofertas para Jerusalém. Nesse contexto o que se evidencia é o zelo de Paulo e seu amor natural por seus compatriotas (Rm 9:1-3).
Enquanto desenvolvia essa missão em cada cidade por onde passava, o Espírito o advertia de que ele seria preso caso prosseguisse essa viagem (At 20:23). Além disso, os irmãos e os que cooperavam com ele insistiram para que não subisse a Jerusalém (21:4, 11-12). Paulo poderia ter confiado a entrega das ofertas para alguém, mas decidiu ir pessoalmente a Jerusalém.
Ao chegar a Jerusalém, Paulo não foi recebido da maneira como esperava. Embora tivesse a revelação da economia neotestamentária de Deus, Paulo foi subjugado pela forte influência do judaísmo ali e constrangido por Tiago a fazer voto de nazireu (vs. 18-26; Nm 6:13-17). Essas coisas acabaram trazendo prejuízo para seu ministério e poderiam ter dado fim a tudo o que havia sido revelado a ele. Pela interferência divina, no momento em que Paulo estava para findar os dias da purificação, quando faria os sacrifícios relativos ao voto, o Senhor permitiu o surgimento de um grande tumulto entre eles. Paulo quase foi morto pelos judeus, mas o Senhor o poupou, e ele acabou sendo apenas aprisionado (At 21:27-36).
Impedido de fazer suas viagens missionárias, Paulo não tinha mais como realizar seu ministério edificador. Todavia Deus, em Sua misericórdia, ainda queria usá-lo para desempenhar seu ministério no aspecto epistolar. Veremos mais sobre isso nos próximos dias.
Ao servir o Senhor e realizar Sua obra, sejamos cuidadosos em não permitir que preferências, conceitos e tradições nos impeçam de fazer a Sua vontade.
 

Ponto-chave:
Viver a vida da igreja com simplicidade e pureza.
Pergunta:
Por que Paulo não deu ouvidos à advertência do Espírito revelada por meio dos irmãos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário