segunda-feira, 28 de janeiro de 2013


ALIMENTO DIÁRIO


SEMANA 3 - SEGUNDA-FEIRA


Leitura bíblica:
At 2:1-13
Ler com oração:
Acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo (At 2:21).

O MINISTÉRIO DOS DOZE APÓSTOLOS

Uma maneira simples e prática de sermos salvos e recebermos o suprimento da vida de Deus é invocar o nome do Senhor (Rm 10:12-13). No Novo Testamento, o ministério de invocar o nome do Senhor foi confiado, primeiramente, aos doze apóstolos. Em Atos, os cento e vinte galileus que eram discípulos do Senhor Jesus foram revestidos com Espírito de poder e passaram a falar em línguas estrangeiras. Em razão desse sinal, vários judeus oriundos de diferentes nações passaram a prestar atenção na palavra falada por Pedro, pois ouviam falar as maravilhas de Deus, cada qual em sua própria língua materna.
Conforme a pregação ministrada por Pedro, esse era o cumprimento da profecia de Joel, segundo a qual, nos últimos dias, o Senhor derramaria do Seu Espírito sobre toda a carne (2:28-31). Em razão do derramamento do Espírito, haveria vários sinais, como sonhos, visões e também o falar em línguas.
Esses sinais são manifestações exteriores do Espírito e podem ser encontrados entre muitos filhos de Deus, mas, para se obter a vida de Deus, a profecia de Joel concluiu dizendo que é necessário invocar o nome do Senhor: “Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo” (v. 32; At 2:21). Quando uma pessoa crê em seu coração que Jesus Cristo é o Senhor e confessa esse fato com sua boca, ela recebe o Espírito e é salva em seu espírito (Jo 3:3). Quando nascemos do Espírito, recebemos a vida divina. Porém é fundamental, após sermos salvos, continuarmos a invocar o nome do Senhor, para ganharmos mais da Sua vida.
Pedro expôs aos varões judeus e a todos os habitantes de Jerusalém que o mesmo Jesus a quem haviam crucificado cinquenta dias antes, Deus O fez Senhor e Cristo (At 2:36). Diante disso, muitos israelitas tiveram o coração quebrantado e perguntaram a Pedro e aos outros apóstolos o que deveriam fazer. Pedro lhes disse que se arrependessem e fossem batizados em nome do Senhor Jesus. Naquela ocasião, cerca de três mil pessoas foram salvas em Jerusalém (vs. 37-41). Posteriormente o número subiu a quase cinco mil (4:4).
A partir de então, o nome do Senhor era propagado, e o número de cristãos crescia e se fortalecia. Eles partiam o pão de casa em casa, tomavam suas refeições com alegria e perseveravam em oração e no ensinamento dos apóstolos (2:42-47). Nesse momento, passou a haver grande perseguição contra a igreja em Jerusalém. Podemos inferir que aqueles que invocavam o nome do Senhor publicamente eram perseguidos (9:21). Todos foram dispersos, exceto os apóstolos, que permaneceram na cidade. Nessas circunstâncias, os que insistiam em invocar o Senhor tiveram de sair de Jerusalém e foram anunciando a palavra de Deus por outros lugares.
Provavelmente os que permaneceram em Jerusalém invocavam o nome do Senhor apenas ocultamente, pois eles continuaram a se reunir e orar nas casas (At 12:12). Mesmo que os apóstolos tenham permanecido em Jerusalém para apascentar os cristãos que ali estavam, por fim, eles foram perdendo o impacto e a ousadia do início, e o ministério de invocar o nome do Senhor acabou sendo transmitido a outro.
 

Ponto-chave:
Permanecer invocando o nome do Senhor.
Pergunta:
Qual a diferença entre sinais exteriores do Espírito Santo e invocar o nome do Senhor?

Nenhum comentário:

Postar um comentário