quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

ALIMENTO DIÁRIO


ALIMENTO DIÁRIO


SEMANA 6 - QUINTA-FEIRA



SÉRIE:
MENSAGEM: 22 - O dispensar do Deus Triúno (Ef 1:3-23)
Leitura bíblica:
Jo 21:18-19; 1 Pe 5:1-3
Ler com oração:

 Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, aos que conosco
 obtiveram fé igualmente preciosa na justiça do nosso Deus e Salvador 
Jesus Cristo, graça e paz vos sejam multiplicadas, no pleno conhecimento 
de Deus e de Jesus, nosso Senhor (2 Pe 1:1-2). 1 Pe 5:1-3


O AMADURECIMENTO DO APÓSTOLO PEDRO


O Pedro que vemos nos evangelhos tinha uma vida da alma muito forte. Depois que o Senhor Jesus foi crucificado e ressuscitou, Pedro disse: “Vou pescar. Disseram-lhe os outros: Também nós vamos contigo” (Jo 21:3).
Eles deixaram a comissão que haviam recebido quando foram chamados pelo Senhor, e voltaram para a antiga profissão buscando garantir o sustento. Mesmo não tendo êxito na pescaria, o Senhor não os abandonou; antes, foi até eles. Depois de tê-los alimentado, aproveitou a ocasião para ensinar-lhes algumas lições, especialmente a Pedro, a quem perguntou três vezes se ele O amava, e o instruiu a pastorear e apascentar Seus cordeiros e ovelhas.
Em seguida o Senhor lhe disse: “Em verdade, em verdade te digo que, quando eras mais moço, tu te cingias a ti mesmo e andavas por onde querias; quando, porém, fores velho, estenderás as mãos, e outro te cingirá e te levará para onde não queres” (v. 18). Em outras palavras, o Senhor estava dizendo que Pedro não se moveria como antigamente, quando vivia pela sua vida da alma e fazia o que bem queria. Agora ele teria de agir em comunhão e coordenação com outros. Além disso, quando o Senhor disse “mais moço”, não se referia à idade física, mas à sua vida espiritual, que ainda era muito infantil. A palavra do Senhor a Pedro no capítulo 21 de João indica que uma pessoa espiritualmente madura não faz nada sozinha, antes, procura sempre se coordenar com outros irmãos para o avanço da obra de Deus.
Ao escrever suas epístolas, Pedro, já maduro, aborda o dispensar do Deus Triúno (1 Pe 1:2-3) e a questão de negar a vida da alma. Quando escreveu suas epístolas, ele era totalmente diferente do Pedro que encontramos nos evangelhos; não apenas porque já era idoso, mas porque crescera no Senhor. Isso indica que ele aproveitou as oportunidades que teve para negar a si mesmo, permitindo que a vida e a natureza divinas aumentassem nele. Todo resultado que Pedro colheu foi por causa do seu amadurecimento de vida.
À medida que a vida divina cresce em nós, nossa vida natural é restringida. Enquanto somos infantis, nosso ser natural “se cinge e anda por onde quer”; mas, conforme a vida e a natureza divina crescem em nós, “outro” – o próprio Senhor em nós ou algum irmão – cinge-nos e nos leva aonde nosso ego naturalmente não quer.


Ponto-chave:
Ser cingido pelo Senhor e guiado para onde Ele quer.
Pergunta:
Quanto da vida divina já cresceu em você?

Leitura de apoio:
“O foco de Deus: o reino” – cap. 2 – Dong Yu Lan.
“O progresso espiritual” – cap. 3 – Dong Yu Lan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário