segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

ALIMENTO DIÁRIO


ALIMENTO DIÁRIO


SEMANA 6 - SEGUNDA-FEIRA


SÉRIE:
MENSAGEM: 23 - A fase inicial do serviço de João (Mt 17:1-2)
Leitura bíblica:
Jo 1:12; 6:36; 20:31; At 3:16; 4:12; 10:43; Rm 10:9-13
Ler com oração:
Na verdade, fez Jesus diante dos discípulos muitos outros sinais 
que não estão escritos neste livro. Estes, porém, foram registrados
 para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, 
crendo, tenhais vida em seu nome (Jo 20:30-31).

O INÍCIO DO MINISTÉRIO DE INVOCAR O NOME DO SENHOR

Em Atos 2, o Senhor derramou o Seu Espírito sobre homens iletrados e incultos e os capacitou a pregar o evangelho com ousadia e intrepidez. Eles ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em línguas que desconheciam. Isso impulsionou aqueles galileus a iniciar a obra de Deus no meio do povo judeu (v. 7).
Naquele dia, levantou-se Pedro, com os onze apóstolos, e, erguendo a voz, advertiu a multidão que aquele acontecimento se tratava do cumprimento das palavras proferidas pelo profeta Joel, em cuja profecia se menciona que, nos últimos dias, o Senhor derramaria o Seu Espírito sobre toda a carne e todos aqueles sinais e prodígios iriam acontecer. No final, contudo, Joel acrescenta: “E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo” (vs. 14-21). Isso mostra que a salvação não está diretamente relacionada com milagres, mas com o fato de invocar o nome do Senhor.
Os sinais e milagres não são suficientes para salvar uma pessoa, pois são exteriores. Mas, ao invocar o nome do Senhor, o homem é salvo interiormente, em seu espírito, sendo regenerado pela vida divina. Por isso, não enfatizamos a busca por sinais e milagres espirituais, pois o desejo de Deus é que o homem seja salvo pela fé em Seu nome (Jo 1:12; 20:31; Rm 10:9-13; At 3:16; 4:12; 10:43).
Por exemplo, à medida que o Senhor Jesus pregava o evangelho, Ele realizava muitos milagres diante dos seus discípulos e das multidões, que passavam a segui-Lo. No caso da multiplicação dos pães, na qual mais de cinco mil pessoas foram alimentadas, vemos que, embora ficassem maravilhadas com os sinais, aquelas pessoas ainda não criam Nele (Jo 6:36). À vista de tanta incredulidade, e de muitos abandonarem o Senhor, os doze discípulos O seguiam por crerem em Sua palavra e em Seu nome. Em João 6:68-69, Pedro até afirmou: “Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras da vida eterna; e nós temos crido e conhecido que tu és o Santo de Deus”.
Dentre os doze discípulos do Senhor, quatro foram mencionados de maneira especial: Pedro, André, João e Tiago, que eram pescadores. André e outro discípulo eram discípulos de João Batista, mas, quando o ouviram dizer que Jesus era o “Cordeiro de Deus”, seguiram Jesus (Jo 1:29, 36-37). Então, esses dois foram a Simão e lhe contaram que haviam achado o Messias (que quer dizer Cristo) e o levaram até Jesus. Depois disso, o Senhor foi até o mar da Galileia e chamou esses quatro para segui-Lo.
Mateus, por sua vez, era um publicano coletor de impostos, e também foi chamado pelo Senhor. Sua relação administrativa com o império romano e os ensinamentos do Senhor com respeito ao reino levou-o a escrever seu evangelho com ênfase no estabelecimento do reino dos céus.
Os demais discípulos do Senhor também tiveram sua importância, porém a Bíblia destaca especialmente esses cinco. Graças a Deus por ter escolhido pessoas tão simples às quais confiou o ministério de invocar o nome do Senhor, por meio do qual muitos foram salvos.
 

Ponto-chave:
Somente pela fé no nome do Senhor o homem pode ser salvo.
Pergunta:
Por que os sinais exteriores não bastam para salvar o homem?
Leitura de apoio:
“Identificados pelo invocar” – Dong Yu Lan.
“Espírito e fogo” – cap.1 – Dong Yu Lan.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário