terça-feira, 12 de março de 2013

ALIMENTO DIÁRIO



SEMANA 8 - TERÇA-FEIRA


SÉRIE: O MINISTÉRIO QUE SEQUIMOS E PRATICAMOS
MENSAGEM 24 - O ministério do apóstolo João em sua maturidade (Jo 21:18-22)
Leitura bíblica:
Gn 2:23-24; Jo 14:26; 18:15-16; 19:25-27, 30-37; Ef 5:29-32
Ler com oração:
O Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará
 em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos 
fará lembrar de tudo o que vos tenho dito (Jo 14:26).

JOÃO: PRESERVADO POR DEUS PARA RECEBER REVELAÇÃO

Quando os cristãos foram perseguidos pelo império romano no primeiro século, os apóstolos de maior destaque, como Pedro, foram martirizados, mas Deus poupou a vida de João. Deus ainda precisava que João completasse a revelação dos evangelhos, fazendo um registro mais detalhado e com enfoque diferente dos outros evangelistas. Por isso, pela soberana vontade do Senhor, João não foi executado pelo império romano, mas ficou preso e exilado por vinte anos. Pelos seus escritos, podemos ver que, durante o tempo em que ficou preso e depois exilado na ilha de Patmos, João negou sua vida da alma e recebeu o acréscimo da vida divina, de modo que, na maturidade, ele se tornou útil para a obra do ministério. No exílio, Deus aperfeiçoou o caráter de João.

Além disso, o Senhor lhe deu muitas revelações por meio do Espírito, que o fez lembrar as palavras ditas pelo Senhor Jesus (Jo 14:26). João sempre seguia o Senhor de perto. Quando Jesus foi levado preso para ser interrogado no pátio do sumo sacerdote, foi acompanhado por Pedro e João, mas Pedro não entrou; ficou junto à porta. Apenas João, por ser conhecido do sumo sacerdote, entrou no pátio com Jesus (18:15-16). Durante a crucificação, João estava bem próximo e somente ele pôde ouvir as palavras que o Senhor proferiu na cruz a respeito de Maria ser sua mãe; por estar ali, junto à cruz, ele também O viu expirar (19:25-30).
Os detalhes registrados por João mostram que seu testemunho é verdadeiro. Ele relatou tudo o que viu na ocasião da morte do Senhor, conforme lemos na seguinte passagem: “Quando, pois, Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado! E, inclinando a cabeça, rendeu o espírito. Então, os judeus, para que no sábado não ficassem os corpos na cruz, visto como era a preparação, pois era grande o dia daquele sábado, rogaram a Pilatos que se lhes quebrassem as pernas, e fossem tirados. Os soldados foram e quebraram as pernas ao primeiro e ao outro que com ele tinham sido crucificados; chegando-se, porém, a Jesus, como vissem que já estava morto, não lhe quebraram as pernas. Mas um dos soldados lhe abriu o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água. Aquele que isto viu testificou, sendo verdadeiro o seu testemunho; e ele sabe que diz a verdade, para que também vós creiais. E isto aconteceu para se cumprir a Escritura: Nenhum dos seus ossos será quebrado. E outra vez diz a Escritura: Eles verão aquele a quem traspassaram” (vs. 30-37). Tudo o que João registrou está de acordo com as Escrituras.

Quando o soldado viu que o Senhor já estava morto e O feriu em Seu lado, João viu que após o sangue também saiu água. A água que fluiu do lado do Senhor tem um importante significado. Em Gênesis, vemos que Deus fez cair pesado sono sobre Adão e do seu lado retirou uma costela, a partir da qual edificou uma mulher para que fosse a auxiliadora de Adão. Esse casal representa Cristo e a igreja, pois esta foi gerada a partir da morte do Senhor Jesus. Por isso, assim como Eva era feita dos ossos e da carne de Adão (Gn 2:23-24), a igreja é formada da mesma vida e natureza de Cristo, que saiu de Seu lado (Ef 5:29-32). Aleluia!
 

Ponto-chave:
Seguir o Senhor de perto.
Pergunta:
Qual o significado da água que fluiu do lado do Senhor Jesus quando Ele foi ferido por um soldado?

Leitura de apoio:

“O foco de Deus: o reino” – caps. 3-4 – Dong Yu Lan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário