quarta-feira, 13 de março de 2013

Filho de quem?



Quem já passou, ou está passando, pelo ensino médio deve lembrar-se de Fibonacci, matemático italiano do século XIII que idealizou a célebre “seqüência de Fibonacci”. Essa seqüência é figura marcada nas lições de progressão, da matemática, nas classes de reprodução celular, da biologia, e podem ainda aparecer em alguma aula de ondulatória, de um professor de física mais criativo. É interessante, porém, que o verdadeiro nome do matemático, registrado em sua obra “Liber Abaci” (o Livro do Ábaco), seja Leonardo Pisano. Leonardo teve contato com a  matemática Árabe, a mais desenvolvida da idade média, pois seu pai, Guglielmo Bonacci, comerciante da cidade de Pisa, foi transferido como cônsul italiano para o norte da África. Daí Leonardo, não obstante sua enorme contribuição à matemática ocidental, acabar historicamente consagrado como ‘Filho de Bonacci’, ou, como o conhecemos hoje, Fibonacci.
Jovem, como você é conhecido? Os jovens da década de 1980 gostavam de ser identificados como a “geração coca-cola”, os de 1990, como geração “cara-pintada”. É difícil dar um nome à geração atual: você é da “geração da informação”? Da “geração internet”? Nosso Pai celeste espera que não haja dúvida, antes, sejamos conhecidos como Filhos de Deus. Foi por isso que Ele, segundo a Sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança (1 Pedro 1:3). Antes, éramos filhos da desobediência, seguindo o curso do mundo, e, por andar segundo as inclinações da carne, éramos naturalmente filhos da ira (Efésios 2:2-3). Agora, porém, devemos andar de outra maneira, “Pois, outrora, éreis trevas, porém, agora, sois luz no Senhor; andai como filhos da luz” (Efésios 5:8).
No seu dia a dia, talvez você sinta que será conhecido apenas como Tiago, Davi, Fernanda, ou algo assim. Mas, na volta do Senhor, você perceberá que foi “historicamente consagrado” como ‘filho de alguém’. Leonardo Pisano, o famoso Fibonacci, morava na África e aprendeu matemática em idioma Árabe, mas escrevia em Latim e assinava com o nome da cidade de seu pai. E quanto a você, Jovem? Que língua você fala? Qual é a sua pátria? Qual é a sua origem e natureza? Quem é seu pai?

Nenhum comentário:

Postar um comentário