sábado, 30 de março de 2013

Pais que brilham



Mensagens - Aos Pais
“Para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandeceis como luzeiros do mundo” (Filipenses 2:15).
Um rico homem na Índia, prestes a aposentar-se, chama seus dois filhos ao escritório para falar-lhes sobre seus planos.
– Vocês são bons filhos e homens capazes, ele disse. Eu não sei com quem deixarei minha propriedade. Então, vou testá-los.  Deu uma moeda a cada um e disse:
– Pegue esta moeda e compre algo que encha a casa.
A moeda que o homem deu para os filhos era de pouco valor e a casa era muito grande e cheia de quartos. Cada um sabia que a tarefa era muito difícil.
O filho mais velho não perdeu tempo e começou a pesquisar o preço de vários materiais. Por fim, decidiu optar por comprar palha, mas a palha que comprou cobriu apenas o chão da casa.
O filho mais novo parou para pensar no teste do pai e verificou que apenas uma compra muito diferente o levaria a passar no teste do pai. Quando voltou, carregava apenas um pequeno pacote. Seu irmão riu e, apontando para o pacote, disse: “Você espera encher a casa com isto?”
O filho mais novo nada respondeu. Abriu o pacote e dirigiu-se a cada quarto deixando ali uma vela. Quando ele acendeu as velas, a casa inteira estava cheia, cheia de luz!
Assim como aquele homem rico, Deus também nos tem testado. Ter recebido a fração de tempo para gerar, cuidar e formar os filhos é a moeda que Deus nos deu. Como estamos investindo essa moeda? Ele espera que possamos fazer muito com a incumbência que recebemos. Muitos pais estão investindo na “palha” deste mundo, em valores transitórios que não são capazes de produzir algo duradouro. Podemos estar investindo em algo que não pode encher a casa.  Se, com a moeda do tempo que Deus nos deu, estamos comprando apenas educação, brinquedos ou criando oportunidades de lazer para os filhos, lamentamos informar que aquilo que estamos colocando dentro de casa não passa de palha, que logo perecerá. O que esse tipo de pai produz são filhos com o coração vazio, indiferentes e distantes de Deus, o Criador.
Investir em “velas” tem um significado simbólico muito especial. A luz da vela aponta para um sacrifício porque, para brilhar, a vela precisa “morrer”. Para produzir luz contínua, consumir-se é o único preço que pode ser pago. Quando investimos a moeda do tempo dando mais atenção para os filhos, acompanhando-os no desenvolvimento escolar, advertindo-os quanto à escolha de companhias e, principalmente, introduzindo-os na presença de Deus, mediante a leitura da Bíblia e oração, estamos morrendo para nós mesmos e deixando consumir-nos em prol dos filhos que Deus nos deu. Comprar velas e acendê-las permitindo que a luz brilhe também implica dar testemunho do Senhor diante dos filhos e das pessoas que estão a nosso redor. Ao alimentarmos a chama dia a dia, obteremos como resultado a manutenção do testemunho do Senhor. Essa luz encherá completamente a casa e, mais tarde, seu brilho se estenderá para outros lugares de modo que as próximas gerações se beneficiarão dela.
“Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte; nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa. Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus” (Mateus 5:14-16).

Nenhum comentário:

Postar um comentário