segunda-feira, 1 de abril de 2013

O ministério que seguimos e praticamos


Alimento Diário - A edificação do corpo de Cristo
Bem-aventurados aqueles que Ieern e aqueles que ouvem as palavras da profecia e guardam as coisas nela escritas, pois o tempo está próximo (Ap 1:3). Eis que venho sem demora. Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro (22: 7)
Jo 21:22-23; At 2:21, 42-47; 8:1; 9:15; 1 Pe 1:7; 4:12; 3 Jo 4
alimento diário, árvore da vida, dong yu lan, vida para todos, bookafe, ceapeNa série anterior do Alimento Diário, vimos sobre o ministério que seguimos e praticamos. Abordamos naquelas mensagens o início do ministério neotestamentário com o Senhor Jesus. Depois vimos seu desenvolvimento positivo com os apóstolos no início do livra de Atos, por meio de invocar o nome do Senhor, e seu declínio, quando os mesmos pararam de fazê-lo publicamente depois que se levantou grande perseguição contra a igreja em Jerusalém (At 2:21, 42-45; 8:1).
Falamos também como o Senhor precisou chamar Paulo para dar continuidade à Sua obra de expansão do evangelho. Ele foi usado como um instrumento para levar o nome do Senhor perante gentios e reis, bem como perante os filhos de Israel (9: 15). Vimos como seu ministério de edificar as igrejas começou e como foi interrompido, e também como, após ser preso, Paulo exerceu seu ministério epistolar para completar a revelação da economia de Deus.
Também vimos sobre o ministério de Pedra em sua maturidade, cujos escritos apresentam a economia de Deus segundo suas experiências. Ele experimentou a salvação de Deus como um fogoque queimava as impurezas de sua alma (1 Pe 1:7; 4:12). Falou sobre a regeneração, sobre como podemos ser participantes da natureza divina e como a vida de Deus pode desenvolver-se em nós até alcançarmos sua expressão máxima: o amor ágape, o amor de Deus.
Por fim apresentamos o ministério do apóstolo João, que foi escolhido e usado por Deus em sua maturidade, para concluir os evangelhos, as epístolas e toda a Bíblia. Conforme a revelação que temos recebido, seu ministério é o último e permanecerá até a volta do Senhor (Jo 21:22).
Devido ao que o Senhor Jesus dissera para Pedro a respeito de João, tornou-se corrente entre os irmãos o dito de que João não morreria. Então, para desfazer esse mal-entendido, ele acrescentou uma nota, dizendo: "Ora, Jesus não dissera que tal discípulo não morreria, mas: Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa?" (v. 23).
Deus conservou João vivo por muitos anos, e seu ministério de Espírito e vida ajudou os irmãos em Éfeso a praticar as palavras do Senhor. Foi esse ministério que mudou a situação da igreja ali. Outrora repreendida pelo Senhor (Ap 2:4-5), por meio do ministério de João, a igreja em Éfeso tornou-se desejável, isto é, uma igreja na qual os irmãos andavam na verdade e no amor. Assim, num ambiente de normalidade, muitos irmãos saíram de lá por causa do nome do Senhor para levar o evangelho a outros lugares (2 Jo 4-6; 3 Jo 4). Certamente esse é o ministério que queremos seguir e praticar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário