segunda-feira, 29 de abril de 2013

Oportunidades Disfarçadas‏


Você não está suportando o clima de recessão, a crise argentina e o racionamento? 
Tente tirar vantagem do pessimismo. De uma das piores crises econômicas da 
história, nasceu um dos produtos de maior sucesso de todos os tempos: o Banco 
Imobiliário. Criado durante a Grande Depressão americana, o jogo fez muito 
sucesso porque trabalhava com a fantasia de acumular bens e enriquecer rapidamente. 
O excesso de concorrentes no mercado está fazendo o preço do seu produto 
despencar? Experimente modificar o produto. Nos anos 30, uma superprodução 
mundial de café fez o preço internacional da saca despencar. O Brasil, maior 
produtor da época, teve uma idéia brilhante: encomendou à Nestlé, que já 
fabricava o leite em pó, que fizesse também o café solúvel, surgindo aí o Nescafé. 
Ninguém se interessa mais pelo seu produto? O problema pode ser o próprio 
produto. Veja este caso: uma empresa americana fabricante de copinhos de água 
não conseguia vender sua produção. Ouvindo os clientes, descobriu a razão: as 
pessoas queriam copos descartáveis, mas não a água. Decidiu então vender apenas 
os copinhos. Assim nasceu a Dixie. 
A desvalorização do real está dificultando a importação de peças ou de matériaprima? Busque uma alternativa local. Durante a 2ª Guerra Mundial, a fábrica da 
Coca-Cola na Alemanha deixou de receber o xarope para fazer o refrigerante. Teve 
que se virar com o que tinha à mão. Criou então a Fanta, que depois conquistou o 
mundo. 
Não consegue competir com os preços baixos dos produtos importados? Pense 
numa alternativa mais barata. Nos anos 70, uma indústria suíça de relógios não 
seguia competir com os preços dos produtos asiáticos. Sem alternativas, decidiu 
fabricar relógios mais baratos: de plástico. Surgia então o Swatch. 
Seus devedores não pagam você alegando falta de dinheiro? Pense em outras 
formas de receber o débito. Em 1948, um empresário no Brasil aceitou receber 
como forma de uma dívida uma máquina de fazer esponjas de aço. Com ela, 
fundou a Bombril. 
Você está tendo muita perda de matéria na produção? Pense em fabricar um novo 
produto. De um erro na produção de um adesivo super colante, nasceu o Post-It. 
Da sobra de material plástico de uma linha de montagem, foi criado o Tupperware. 
A toalha de papel também nasceu de um erro na produção de papel higiênico. Em 
todos esses casos, iam jogar tudo fora, quando alguém teve a brilhante idéia de 
aproveitar as sobras. 
Tudo isso é só para dizer à você que o departamento de criação da sua empresa 
não deve estar apenas na sua agência de propaganda. Deve estar também na 
cabeça dos seus funcionários e, principalmente, na sua. Sua agência pode e deve 
buscar soluções, juntamente com sua equipe. Mas, com certeza, ninguém melhor 
do que você, que está vivendo o problema e está dentro do mercado, para 
descobrir estas oportunidades. Oportunidades essas que vivem por aí disfarçadas 
de problemas. 
Você pode dizer: "Ah, mas você está falando de situações distantes, exemplos 
clássicos...". Você tem razão, mas, se você está lendo este jornal, com certeza suas 
ambições são muito maiores do que simplesmente fabricar e vender lingirie, 
bolacha ou sabão em pó. Com certeza, você também tem a ambição de entrar para 
a história. 

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