Você não está suportando o clima de recessão, a crise argentina e o racionamento?
Tente tirar vantagem do pessimismo. De uma das piores crises econômicas da
história, nasceu um dos produtos de maior sucesso de todos os tempos: o Banco
Imobiliário. Criado durante a Grande Depressão americana, o jogo fez muito
sucesso porque trabalhava com a fantasia de acumular bens e enriquecer rapidamente.
O excesso de concorrentes no mercado está fazendo o preço do seu produto
despencar? Experimente modificar o produto. Nos anos 30, uma superprodução
mundial de café fez o preço internacional da saca despencar. O Brasil, maior
produtor da época, teve uma idéia brilhante: encomendou à Nestlé, que já
fabricava o leite em pó, que fizesse também o café solúvel, surgindo aí o Nescafé.
Ninguém se interessa mais pelo seu produto? O problema pode ser o próprio
produto. Veja este caso: uma empresa americana fabricante de copinhos de água
não conseguia vender sua produção. Ouvindo os clientes, descobriu a razão: as
pessoas queriam copos descartáveis, mas não a água. Decidiu então vender apenas
os copinhos. Assim nasceu a Dixie.
A desvalorização do real está dificultando a importação de peças ou de matériaprima? Busque uma alternativa local. Durante a 2ª Guerra Mundial, a fábrica da
Coca-Cola na Alemanha deixou de receber o xarope para fazer o refrigerante. Teve
que se virar com o que tinha à mão. Criou então a Fanta, que depois conquistou o
mundo.
Não consegue competir com os preços baixos dos produtos importados? Pense
numa alternativa mais barata. Nos anos 70, uma indústria suíça de relógios não
seguia competir com os preços dos produtos asiáticos. Sem alternativas, decidiu
fabricar relógios mais baratos: de plástico. Surgia então o Swatch.
Seus devedores não pagam você alegando falta de dinheiro? Pense em outras
formas de receber o débito. Em 1948, um empresário no Brasil aceitou receber
como forma de uma dívida uma máquina de fazer esponjas de aço. Com ela,
fundou a Bombril.
Você está tendo muita perda de matéria na produção? Pense em fabricar um novo
produto. De um erro na produção de um adesivo super colante, nasceu o Post-It.
Da sobra de material plástico de uma linha de montagem, foi criado o Tupperware.
A toalha de papel também nasceu de um erro na produção de papel higiênico. Em
todos esses casos, iam jogar tudo fora, quando alguém teve a brilhante idéia de
aproveitar as sobras.
Tudo isso é só para dizer à você que o departamento de criação da sua empresa
não deve estar apenas na sua agência de propaganda. Deve estar também na
cabeça dos seus funcionários e, principalmente, na sua. Sua agência pode e deve
buscar soluções, juntamente com sua equipe. Mas, com certeza, ninguém melhor
do que você, que está vivendo o problema e está dentro do mercado, para
descobrir estas oportunidades. Oportunidades essas que vivem por aí disfarçadas
de problemas.
Você pode dizer: "Ah, mas você está falando de situações distantes, exemplos
clássicos...". Você tem razão, mas, se você está lendo este jornal, com certeza suas
ambições são muito maiores do que simplesmente fabricar e vender lingirie,
bolacha ou sabão em pó. Com certeza, você também tem a ambição de entrar para
a história.
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