segunda-feira, 26 de outubro de 2015

A Importância de se Ter Amigos na Igreja em 8 lições – Série Vida Social (4)

conf

A família de Deus

“O homem faz muitos amigos; mas há amigo mais chegado do que irmão” (Pv 18:24)
No primeiro texto desta série, sobre ambiente, foi falado que o ambiente da igreja é como a nossa casa. Na igreja temos acolhimento, proteção e, acima de tudo, Deus pode expressar seu amor e cuidado por nós através do cuidado dos irmãos. Como nos é dito em Gálatas 6:10, a Igreja é a família da fé. Deus tem uma família e, para Ele, nós já não somos estrangeiros ou peregrinos, pelo contrário, somos da família de Deus (Ef 2:19)! Isso é maravilhoso! Como um pai, Ele cuida de cada um de sua família e deseja que cuidemos, também, uns dos outros.
Neste texto, mostraremos a extrema importância de termos amigos íntimos na igreja com os quais possamos compartilhar nossas alegrias, tribulações, fraquezas, dificuldades e experiências. Vejamos, na Bíblia, o exemplo da amizade entre Paulo e Timóteo.

5 lições extraídas da amizade de Paulo e Timóteo

Paulo, como sabemos, foi um apóstolo muito usado pelo Senhor no início da igreja. Na sua segunda viagem missionária, na companhia de Silas, chegou à cidade de Listra, e ali encontrou o jovem Timóteo, “dele davam bom testemunho os irmãos em Listra e Icônio” (At 16:1-2). Paulo, então, quis levar Timóteo consigo para a continuação da viagem. Apesar da diferença de idade, começava assim uma relação de intimidade, encorajamento e cuidado mútuo.Entre alguns termos que ele usa para se relacionar a Timóteo, estão “meu cooperador”, “meu filho amado e fiel no Senhor” e “irmão” (Rm 16:21, 1 Co 4:17, Fp 2:19, Cl 1:1). Além disso, Paulo mostra conhecimento e proximidade com a família de Timóteo (2 Tm 1:5).
Em certo momento, pela necessidade do Senhor e da igreja na época, Timóteo foi enviado por Paulo para cuidar da igreja em Éfeso e, assim, ajudar a resolver seus problemas. Nesse tempo, havia pessoas que ensinavam outra doutrina e que se ocupavam com fábulas e genealogias sem fim, o que promovia discussões entre os irmãos. A missão de Timóteo era árdua: tratar com essas pessoas e trazer a Igreja em Éfeso de volta ao amor procedente de coração puro, à boa consciência e à fé sem hipocrisia (1 Tm 1:3-5). Todo esse cenário abalou a Timóteo (1 Tm 4:16), o que levou Paulo a escrever duas cartas com recomendações e encorajamento.
Nessas duas cartas, podemos ver o cuidado de Paulo. Vemos que esse cuidado não era meramente de um líder, mas de alguém que conhecia a situação e conhecia a necessidade de Timóteo. Paulo promoveu o cuidado de amigo íntimo, pois esteve junto com Timóteo em viagens, o que lhes concedeu experiência, aumentou a amizade e a intimidade. O versículo 23 do capítulo 5 de 1 Timóteo mostra bem isso: “Não continues a beber somente água; usa um pouco de vinho, por causa do teu estômago e das tuas frequentes enfermidades”. Paulo conhecia a Timóteo ao ponto de saber que vivia constantemente doente. Paulo ainda exorta-o sobre a sua mocidade, para não desprezá-la, mas para se tornar padrão dos fiéis (4:16). Na segunda epístola, podemos ver mais ainda do encorajamento de Paulo para com Timóteo. De fato, Paulo foi um grande amigo para Timóteo.
Podemos tirar dessa amizade algumas lições sobre a importância de termos amigos na igreja:
  1. Precisamos de amigos que tenham a mesma visão que nós, que tenham o mesmo objetivo, que vivam para o Reino e se envolvam com os serviços na igreja. LIÇÃO 1: amigos possuem mesma visão e objetivo na vida cristã.
  2. São esses amigos que nos encorajam nas dificuldades, quando estamos fracos e desanimados em prosseguir firmes na fé. LIÇÃO 2: amigos se encorajam nas dificuldades.
  3. Precisamos estar perto dos irmãos, são as situações pelas quais passamos juntos que nos tornam íntimos. Paulo e Timóteo, por exemplo, viajavam juntos, serviam juntos, cuidavam de igrejas juntosLIÇÃO 3: amigos fazem coisas juntos (inclusive, servem a Deus juntos).
  4. “Procura vir ter comigo depressa” (2 Tm 4:9). Nosso coração deve ser o de sempre poder estar perto dos irmãos e poder cuidar pessoalmenteLIÇÃO 4: amigos tem o coração de cuidar pessoalmente um do outro.
  5. Mesmo com a distância, podemos cuidar daqueles a quem amamos e precisam de atenção. Paulo usou uma carta para falar com Timóteo, era a ferramenta que tinha na época. Hoje, nós temos meios que nos permitem comunicação mais rápida com os irmãos como as redes sociais, o telefone, o celular, SMS, que podemos usar debaixo da luz do Senhor e com moderação. Mas também podemos usar cartas, muitos irmãos tem o hábito de mandar cartas e os que recebem são muito encorajados. LIÇÃO 5: amigos mantém contato mesmo com a distância.
Recomendamos a leitura das duas Epístolas de Paulo a Timóteo. São dois livros bem pequenos, um com 6 e outro com 4 capítulos, mas muito encorajadores.

Lição 6 – Inclua Cristo nas suas amizades.

“Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos. Vós sois meus amigos” (Jo 15:13-14a). Uma amizade na igreja só é completa se Cristo faz parte. Nós temos um amigo que, sendo perfeito, deu a própria vida por nós e levou sobre si nossos pecados, transgressões e iniquidades para que pudéssemos finalmente poder estar perto dele e não se envergonha de chamar-nos de irmãos (Hb 2:11). Não faz o menor sentido deixarmos Cristo de fora das nossas amizades. Por isso, devemos buscar em cada amizade, especialmente com aqueles que são nossos companheiros espirituais, orar um pelo outro, orar juntos e ter uma relação de intimidade com Cristo. O Senhor quer ser nosso amigo, ele nos chama de irmãos e quer fazer parte das nossas amizades. Definitivamente: não podemos deixá-lo de fora! Por isso, inclua Cristo nas suas amizades.

Lição 7 – Fuja de amizades destrutivas.

Infelizmente, o que temos visto muito nas igrejas são amizades destrutivas entre os jovens. Por não ter o Senhor como amigo, muitos jovens na igreja usam as suas amizades com outros jovens que também são irmãos para, juntos, desfrutarem do mundo e se envolverem com o pecado. É uma situação, infelizmente, recorrente no meio cristão, irmãos indo juntos para o mundo e até parando de se reunir.
À respeito disso, Paulo exorta Timóteo: “Foge, outrossim, das paixões da mocidade. Segue a justiça, a fé, o amor e a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor” (2 Tm 2:22). Há, sim, o perigo de estarmos andando com irmãos que não invocam o Senhor de coração puro. É necessário que tenhamos discernimento quanto a isso, principalmente quando jovens, para que não sejamos enganados e venhamos a nos envolver com as paixões da mocidade, com o mundo e com o pecado, nos afastando do Senhor Jesus, que é o nosso verdadeiro amigo.
Amigos influenciam muito uns aos outros. Por isso, para não ser influenciado negativamente, fuja de amizades destrutivas que te levam para o mundo e te afastam de Deus.

Lição 8 – A amizade cristã entre irmãos e irmãs é fraternal e na pureza.

Há ainda outro aspecto delicado nos relacionamentos na igreja: a amizade entre irmãos e irmãs. Bom, quanto a isso, também temos a ajuda de nosso irmão Paulo na sua Segunda Epístola a Timóteo: “às mulheres idosas, como a mães; às moças, como a irmãs, com toda a pureza” (1 Tm 5:2). O tratamento entre os jovens na igreja, independentemente do gênero, deve ser como o de irmãos, no amor fraternal, com toda pureza. É necessário muito cuidado, se houver alguma impureza no relacionamento de um irmão para com uma irmã, esse irmão deve fugir. O mesmo vale para irmãs.
Por um lado, somos irmãos e devemos nos relacionar como tais. Por outro, nossa carne é fraca e Satanás, nosso inimigo, está ao redor esperando que nós abramos uma brecha para que ele possa agir e nos trazer dano. Não podemos abrir essa brecha. Um relacionamento onde há intenções impuras entre um irmão e uma irmã pode causar muito dano, tanto para a vida dos dois, quanto para toda a igreja. Não usemos da liberdade que temos em Cristo para dar espaço à nossa carne! Lembre-se: a amizade cristã entre irmãos e irmãs é fraternal e na pureza.

Conclusão – Faça suas amizades andarem sob a luz

“Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.” (1 Jo 1:7)
Ter amizades na igreja nos garante um vínculo mais forte com a família da fé, à qual nós podemos sempre recorrer e contar nas nossas necessidades. No fim de tudo, podemos concluir que ter amizades na igreja é muito importante. Precisamos de companheiros espirituais que nos ajudam a combater o bom combate, que correm conosco a carreira que nos foi proposta.
Além disso, precisamos de Cristo em nossos relacionamentos com os irmãos, pois ele é a luz (Jo 8:12). Por ser a luz, Ele nos vem mostrar quais relacionamentos vão trazer edificação ou não. Se andamos nele, mantemos comunhão uns com os outros e Ele tem espaço pra cuidar de nós por meio dos irmãos. Faça suas amizades andarem sob a luz.
Em todo relacionamento, tenhamos Cristo como nosso amigo e nossa luz!
Ainda queremos deixar uma estrofe de um hino, que expressa bem o nosso sentimento quanto ao que foi falado neste texto:
“Na vida da igreja,
Caminho excelente é o amor;
Manifestação da vida de Deus.
Aqui todos somos um;
Amamos no amor fraternal os irmãos.
São nossa alegria,
Querida família,
Vivendo o amor fraternal.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário