quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Mensagem

Segue abaixo o esboço das mensagens.
Mensagem: Conhecendo o adolescente (sugestão: ministrar essa mensagem em duas partes)
Leitura biblica: Lc 2:51-52, 42

I. O ser humano tem três estágios: infância (dependência)  –  adolescência (transição)  –  vida adulta (independência).
II. Tempo de mudança  – Lc 2:51-52, 42; Pv 9:10:
A. Puberdade
B. Crescimento físico acelerado
C. Apetite enorme
D. Energia e cansaço
E. Preocupados com a aparência do corpo: cabelos, espinhas, cravos, etc.:
1. Os pais, os líderes das igrejas e os coordenadores devem ajudá-los – 1 Sm 16:7; Lc 16:15; Pv4:23.
F. Como os adolescentes sobreviverão às mudanças?:
1. Eles precisam de um modelo com o qual possam se relacionar e identificar-se – 1 Co 11:1.
2. Esse modelo deve ser amável, paciente e compreensivo.
3. A comissão dos pais, coordenadores e da igreja – Jo 17:11-19.
4. Ajudá-los a consagrar o seu corpo ao Senhor – 1 Co 6:19-20; 10:31.
III. Desenvolvimento da vida da alma:
A. Independência:
1. Desconfiam  de tudo e de todos, argumentam e questionam.
2. Isso gera conflitos com os pais e irmãos na vida da igreja.
3. O mais importante não é condená-los e rejeitá-los, mas é ajudá-los – Mt 16:21-28; Hb 2:5-8.
B. Anseio por explicações (por quê?):
1. Ele quer uma razão específica.
2. Ele é muito crítico e se acha um "sabichão".
C. Inclinado a argumentações e debates:
1. Ajudá-los: Ec 11:9-10.
D. Egocentrismo:
1. Se vêem como o centro do mundo.
2. Não entendem as palavras: NÃO  e  ESPERAR.
3. Vivem para o HOJE  e  o AGORA.
4. Ajudá-los: Sl 119:9-11; Pv 3:1-6.
E. Identidade própria:
1. Quem sou eu?
2. As mudanças físicas o fazem sentir-se feio.
3. Essa postura crítica pode atingir seu interior e provocar depressão, sentimentos de inferioridade.
4. Ele acha que nenhuma pessoa se importa com ele
5. Os pais, os líderes das igrejas e os coordenadores devem ajudá-los a descobrir seus pontos fortes, suas virtudes e desenvolvê-los. Encorajá-los a serem bons em alguma atividade – Sl 139:13-18.
6. Precisamos confirmar o valor dos adolescentes, fazendo com que se sintam amados e importantes.
F. Falta de discrição:
1. Os adolescentes não possuem filtros e freios nas suas mentes e bocas.
2. Os pais, líderes e coordenadores devem ajudá-los – Sl 19:12-14; 34:11-15; Fp 2:9-11; Rm 10:12-13.
IV. Desenvolvimento emocional:
A. Humor ioiô (montanha-russa).
B. Intensidade de emoções:
1. Conduz a acessos de raivas explosivas – Ef 4:26-32.
2. A tristeza o leva à depressão
C, Falta de auto-estima:
1. Sentimentos de inferioridade e de insegurança – Mt 11:28-30.
2. O adolescente torna-se muito acanhado -Jo 14:26-27.
3. Ele sempre pensa que ninguém o entende, especialmente seus pais – Fp 4:4-7.
D. O medo de dizer ou fazer algo errado, leva o adolescente a desistir antes nesmo de tentar – Sl 126:1-6:
1. Ele pode memorizar bem, mas deve ter uma razão  para isso.
2. Há um grande potencial na capacidade intelectual. Os temas biblicos devem abordar uma variedade de assuntos.
3. Os pais, líderes e coordenadores devem ajudá-los a aprender a negar a vida da alma – Mt 16:21-28; Hb 2:5-8.
V. Mudanças sociais:
A.Tem desejo por companhia e de pertencer ao grupo (turma).
B. Ele quer ser "grande", superior aos irmãos mais novos.
C. Esse é o caminho da independência  e isso pode fazer dele um "rebelde" e distanciá-lo dos pais, líderes e dos coordenadores, gerando um relacionamento difícil – 2 Tm 3:1-5.
D. Nesse momento o adolescente  deve começar  a ser treinado para o uso da liberdade que terá como adulto.
E. A vida social na escola: a busca de atenção,  prestígio e aceitação da turma e o interesse pelo namoro.
F. Nesta época, ele procura fazer as coisas (atividades) com os companheiros da escola: lealdade ao grupo.
G. Os coordenadores devem atentar para estes ítens e introduzir atividades na vida da igreja.
H. Admiração por heróis (esporte, estrelas de TV/cinema, músicas e adultos) – Mt 17:1-8; Fp 3:7-11.
VI. Mudanças emocionais:
A. Ele muda da alegria e prazer para a tristeza e a irritação  por pouca coisa.
B. Muitos adolescentes são irritáveis e respondões.
C. Tristeza e depressão  são resultados de emoções intensas. Falta de auto-estima (acanhado) e temores (medo de errar).
D. É uma grande instabilidade emocional. Ele quer experimentar muitas emoções: bebidas, drogas, sexo impróprio, etc.
E. Os coordenadores devem desafiá-los para ser um evangelista e ganhar todos seus colegas da escola.
F. Os pais, líderes e coordenadores devem ajudá-los – Rm 5:8-10; Sl 139:23-24.   
VII. Mudanças espirituais:
A. Os coordenadores, às vezes, subestimam a capacidade espiritual  e o potencial do adolescente.
B. O adolescente tem um coração para Cristo e Sua Palavra.
C. Os coordenadores devem desafiá-los a terem experiências com Deus por meio da oração; leitura da Bíblia; do invocar o nome do Senhor, falar e cantar os hinos, profetizar, pregar o evangelho,  ler o JAV e livros. Prepará-los para irem ao CEAPE em Belo Horizonte.
D. O adolescente deve ser encorajado a exercitar espírito, ter uma vida de fé, centrada em Jesus, na vida da igreja e negar a vida da alma para crescer na vida de Deus.
E. O adolescente possui o potencial para cantar e louvar a Deus.
F. Os coordenadores devem agendar algumas reuniões em ambientes diferentes: na sua casa, na casa de outro adolescente, vida saudável no sítio, etc.
VIII. Conclusão:
A. O adolescente não  deve ser rejeitado e visto como um "Zé Ninguém", mas deve ser aceito como um jovem  do Senhor Jesus.
B. Eles precisam saber que são importantes e úteis para a vida da igreja.
C. Os coordenadores devem estar diante deles como um exemplo,  oferecendo companhia, amor e amizade e, dando-lhe o suporte e encorajamento – Fm 4-12.
D. O adolescente precisa ser aperfeiçoado no serviço na vida da igreja, e ao mesmo tempo receber a responsabilidade de tarefas específicas.Mensagem

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