quarta-feira, 13 de março de 2013


ALIMENTO DIÁRIO


SEMANA 8 - QUARTA-FEIRA


SÉRIE: O MINISTÉRIO QUE SEQUIMOS E PRATICAMOS
MENSAGEM 24 - O ministério do apóstolo João em sua
 maturidade (Jo 21:18-22)
Leitura bíblica:
Jo 6:63; 14:17, 26; Ef 4:22-24; 2 Pe 1:20-21
Ler com oração:
Achei-me em espírito, no dia do Senhor, e ouvi, por detrás de mim, grande voz, como de trombeta [...]. Voltei-me para ver quem falava comigo e, voltado, vi sete candeeiros de ouro e, no meio dos candeeiros, um semelhante a filho de homem, com vestes talares e cingido, à altura do peito, com uma cinta de ouro (Ap 1:10, 12-13).

AS REVELAÇÕES CONCEDIDAS AO APÓSTOLO JOÃO

Em sua juventude, João não registrou nada, mas, na maturidade, Deus lhe deu uma incumbência específica, que não foi confiada aos outros apóstolos. Por ser achado em espírito, João recebeu a revelação de Apocalipse, que lhe foi transmitida por um anjo; ela não decorreu da vontade de João nem de qualquer elucidação sua (2 Pe 1:20-21). Nessa ocasião, João foi encarregado pelo Espírito, de registrar tudo o que lhe foi revelado no livro de Apocalipse.

Todavia João não apenas recebeu a revelação das coisas que haviam de acontecer. Durante os vinte anos em que permaneceu preso e exilado, Deus aperfeiçoou João de maneira especial por meio dos sofrimentos; ele aprendeu a negar a si mesmo e, por meio do Espírito, lembrou-se das palavras que o Senhor Jesus havia dito. Então, depois que saiu de Patmos, ele apresentou várias revelações importantes.

Uma delas é com respeito ao fato de que Deus Se fez carne a fim de habitar entre nós (Jo 1:1, 14). Além disso, Jesus tinha de morrer e ressuscitar para Se tornar o Espírito que dá vida (6:63), o Espírito da realidade (14:17), o Consolador (14:26), a fim de dar a vida eterna e habitar para sempre nos que viriam a crer em Seu nome (20:31).

Sobre a morte de Jesus, conforme o conceito tradicional, muitos pensam que Ele morreu como consequência da perda de sangue na cruz, mas esse entendimento é equivocado. Sem o Evangelho de João, pensaríamos que o Senhor tão somente derramou Seu sangue na cruz e depois morreu.

Enquanto os outros discípulos presenciaram o derramamento do sangue, que se pôde ver à distancia, João, por estar perto da cruz, viu mais que isso. Ele nos mostrou que o Senhor Jesus primeiro morreu – para eliminar o velho homem, que é a nossa vida da alma (Rm 6:6) – e, depois, derramou sangue e água. Neste aspecto, o registro de João também é importantíssimo para compreendermos que a morte do Senhor não foi apenas para nos redimir (representada pelo sangue), mas também para gerar a vida da igreja (representada pela água), assim como Eva foi gerada de Adão.

Ao relacionarmos a ordem dos fatos ocorridos na crucificação do Senhor com nossa experiência, percebemos que, em primeiro lugar, o velho homem deve morrer para dar lugar ao novo homem. Cabe a nós, o quanto antes, aplicar essa revelação em nosso viver diário, tomando a cruz dia a dia e negando a nós mesmos para seguir o Senhor. Em segundo lugar, Seu sangue foi derramado em nosso favor para nos purificar dos pecados e de toda injustiça (1 Jo 1:9). Em terceiro lugar, uma vez perdoados dos pecados, ainda precisamos nos despir do velho homem a fim de sermos renovados (Ef 4:22-24), e essa renovação ocorre pelo acréscimo da vida de Deus, representada pela água que fluiu do lado do Senhor.

Somos gratos a Deus por toda essa revelação que nos foi transmitida pelo ministério de João em sua maturidade.

Ponto-chave:
Negar a vida da alma, receber o perdão dos pecados e ser renovados
 pela vida de Deus.
Pergunta:
Quais são as revelações importantes que João recebeu e registrou?

Leitura de apoio:

“O foco de Deus: o reino” – caps. 3-4 – Dong Yu Lan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário