quinta-feira, 14 de março de 2013

ALIMENTO DIÁRIO




SEMANA 8 - QUINTA-FEIRA


SÉRIE: O MINISTÉRIO QUE SEQUIMOS E PRATICAMOS
MENSAGEM 24 - O ministério do apóstolo João em sua maturidade (Jo 21:18-22)
Leitura bíblica:
Rm 6:4; Cl 3:3, 5a; 1 Pe 1:19; 5:9
Ler com oração:
Ora, tendo Cristo sofrido na carne, armai-vos também
 vós do mesmo pensamento; pois aquele que sofreu na
 carne deixou o pecado, para que, no tempo que vos resta 
na carne, já não vivais de acordo com as paixões dos homens,
 mas segundo a vontade de Deus (1 Pe 4:1-2).

APRENDER COM AS EXPERIÊNCIAS DOS OUTROS

O amadurecimento de João lhe proporcionou situações, no final de sua vida, que o levaram a negar a si mesmo a fim de ser útil nas mãos do Senhor. Nós também precisamos alcançar a maturidade na vida de Deus, não nos conformando com nossa atual condição

Talvez ainda não tenhamos clareza suficiente sobre a necessidade de negarmos a vida da alma, pensando que somos mansos e humildes, assim como João aparentava ser em sua juventude. Aos olhos de Deus, porém, nossas boas características naturais não são satisfatórias, pois não se originam da vida de ressurreição. Na verdade, elas têm origem na vida humana caída que recebemos de nossos pais (1 Pe 1:19). Nisso vemos a importância da regeneração, quando nascemos de novo, recebendo a vida de Deus. Além disso, devemos nos unir ao Senhor em Sua morte, para eliminar o velho homem e fazer morrer nossa natureza terrena (Rm 6:4; Cl 3:3, 5a). Isso é negar a vida da alma. Quanto mais a negamos, mais obtemos a vida divina. Se crescermos na vida divina, obteremos uma posição de autoridade na manifestação do reino dos céus. Louvado seja o Senhor!

O fato de termos boas características em nossa personalidade não nos isenta da necessidade de negarmos a nós mesmos, como vimos no exemplo de Jó, que era justo e íntegro e se desviava do mal. Ainda assim, ele não estava qualificado para servir a Deus, até que reconheceu que necessitava de arrependimento. O apóstolo Pedro também passou por situações que expuseram a influência de sua vida da alma e o levaram a se arrepender, experimentando o fogo do Espírito para eliminar o velho homem. No caso de João, não o vemos passando diretamente pelas mesmas experiências de Pedro, mas, por acompanhá-lo, João foi aprendendo as lições. Enfatizamos isso para mostrar que não precisamos passar necessariamente por todo tipo de sofrimento para que a vida de Deus cresça em nós; basta-nos aprender essas lições quando observamos o que acontece com as pessoas ao nosso redor.

Quando o Senhor foi crucificado, nós também fomos, pois nos identificamos com Sua morte. De igual modo, por estarmos na igreja, identificamo-nos com os sofrimentos dos irmãos (1 Pe 5:9). Quando vemos algum irmão sofrer, nós também tomamos essa experiência a fim de aprendermos com ela. Quando vemos que algum irmão está se arrependendo e aplicando o fogo do Espírito em sua vida da alma, nós também nos arrependemos e aplicamos esse fogo sobre o nosso ego. Podemos aprender enquanto os outros estão aprendendo, podemos queimar nossas impurezas enquanto os outros estão queimando as suas. Aleluia! É dessa maneira que somos aperfeiçoados.
 

Ponto-chave:
Aprender com as experiências dos irmãos.
Pergunta:
Como podemos aprender com as experiências de sofrimento dos demais irmãos?

Leitura de apoio:

“O foco de Deus: o reino” – caps. 3-4 – Dong Yu Lan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário