sexta-feira, 15 de março de 2013

Filhos refinados como ouro



Precisamos, ainda, dar atenção à expressão “depois de terdes sofrido por um pouco” em 1 Pedro 5:10. Pedro disse isso por que sabia que as várias provações por que passara contribuíram para que a vida de Deus tivesse crescido nele. Durante as provações, as impurezas em nossa alma, o velho procedimento, o curso do mundo, as inclinações da carne e todas as coisas negativas são manifestas. Foi por isso que Pedro comparou o crescimento de vida com o processo de refino do ouro. Para ser refinado, o ouro é colocado no crisol, ou cadinho, e submetido a temperaturas superiores a 1.100° Celsius. O ouro tem peso específico muito alto, pois é um dos elementos de maior densidade da tabela periódica. Portanto, ao fundir-se, decanta rapidamente para o fundo do crisol, expondo elementos de outra natureza à superfície.  O ourives então, usa uma espátula para remover aquelas impurezas.
O mesmo ocorre conosco. Durante as situações de pressão, quando sofremos injustiças ou quando somos aborrecidos de alguma maneira, o nosso temperamento vem à tona. As provações em si não nos ajudam a mudar, mas, se, em meio aos problemas, percebemos as impurezas em nosso coração, nos arrependemos e nos voltamos ao Senhor, Ele fará o trabalho de ourives, e nos purificará (Malaquias 3:3). É assim que pouco a pouco somos depurados e a fé é confirmada em nós. Por fim, esse processo redundará em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo (1 Pedro 1:6-7). Isto significa que o Senhor nos depura, ou nos julga, hoje para que, em Sua vinda, sejamos aprovados. É por isso que Pedro afirmou que “a ocasião de começar o juízo pela casa de Deus é chegada” (1 Pedro 4:17).

Nenhum comentário:

Postar um comentário