terça-feira, 2 de abril de 2013

A quem amamos mais?



Alimento Diário - A edificação do corpo de Cristo
Não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas; buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas (Mt 6:31-33)
Jo 21:1-17
alimento diário, árvore da vida, vida para todos, Dong Yu Lan, Bookafe, CEAPECada filho de Deus possui um ministério específico, pois, como membros do Corpo de Cristo, cada um de nós possui uma função a ser executada (Rm 12:4-8). Todavia é muito fácil sermos distraídos da comissão que Deus nos confiou pelas necessidades de subsistência. O Senhor sabe disso e, segundo Seu arranjo soberano e amoroso, providenciou uma maneira de nos chamar de volta para o que Ele havia determinado para nós.
Isso também ocorreu na experiência de Pedro. O Senhor já Se havia manifestado aos Seus discípulos duas vezes após Sua ressurreição. Mesmo assim, Pedro, preocupado com a subsistência, resolveu voltar à sua antiga profissão, pois era o que sabia fazer, era seu meio de sustento. Contudo essa decisão influenciou seis discípulos que estavam com ele. Em João 21:3 lemos: "Disse-lhes Simão Pedro: Vou pescar. Disseram-lhe os outros: Também nós vamos contigo. Saíram, entraram no barco, e, naquela noite, nada apanharam". Embora fossem pescadores profissionais, o Senhor permitiu que acontecesse aquilo para fazê-los perceber que a capacidade natural deles não era suficiente para supri-los em suas necessidades.
Eles haviam sido chamados e comissionados pelo Senhor Jesus para ser pescadores de homens, mas agora estavam atrás de peixes. Apesar disso, o Senhor Jesus não os abandonou, mas apareceu-lhes e lhes mostrou onde lançar a rede. Baseados na palavra do Senhor, eles tiveram êxito e trouxeram para o barco cento e cinquenta e três grandes peixes, sem que a rede se rompesse (vs. 6, 11). Ao chegar à praia, entretanto, viram o cuidado e suprimento do Senhor, O qual já lhes havia preparado pão e peixes (vs. 9, 12).
Após tê-los alimentado, o Senhor perguntou a Pedro: "Simão, filho de João, amas-me mais do que estes outros?". Pode ser que o Senhor se referisse ao barco, às redes, aos peixes, mas também pode ser que se referisse aos demais discípulos. De qualquer maneira, o Senhor queria saber a quem, ou o que, Pedro amava mais: a Ele ou aos outros. Pedro afirmou que O amava, e o Senhor, então, lhe disse: ''Apascenta os meus cordeiros". Voltando a perguntar-lhe mais duas vezes a mesma coisa e recebendo a mesma resposta de Pedro, o Senhor lhe disse: "Pastoreia as minhas ovelhas" e "apascenta as minhas ovelhas" (vs. 15-17).
A expressão prática de que amamos ao Senhor é vista no amor aos irmãos, apascentando-os e pastoreando-os. Ao pregarmos o evangelho para as pessoas, precisamos alimentá-las com a palavra de Deus. Isso requer que neguemos a nós mesmos dia a dia e dependamos de Sua vida, pois somente por meio da vida divina podemos amar e cuidar pacientemente daqueles que Ele nos confiou.
Ao ler esse capítulo, precisamos rogar ao Senhor que nos revele o que usurpa o lugar Dele em nosso coração. Talvez seja o trabalho ou os estudos; pode ser também a tecnologia ou o tempo gasto com coisas eletrônicas; quem sabe é a preocupação excessiva com filhos e parentes ou com bens materiais. Qualquer coisa pode impedir-nos de executar a comissão de Deus confiada a nós. Contudo temos a nosso favor o fato de o Senhor não desistir de nós. Aleluia! Vamos aproveitar isso, buscar Seu reino em primeiro lugar e amá- Lo mais do que tudo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário